Antes do desfile, Eva relatou uma das principais dificuldades enfrentadas na hora de comprar suas peças de roupas. “É difícil encontrar roupas pra gente, pois quando encontramos não serve na largura, temos que tirar um pedaço do comprimento. Minha seção de roupas é a infanto-juvenil”. Na oportunidade, Eva aproveitou para dizer que a sociedade precisa estar atenta às necessidades das pessoas com deficiência: “Tem que olhar mais para nós, rever essa questão dos acessos. Acho muito importante este tipo evento, estou muito feliz que a primeira-dama Virginia Mendes abraçou nossa causa, pois é difícil encontrar pessoas que tenha um olhar de atenção para nosso público”.A secretária adjunta de Direitos Humanos da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Salete Morockoski, disse que “é uma alegria muito grande estar participando deste primeiro desfile inclusivo e mostrar para a sociedade a importância de se incluir as pessoas com deficiência, e despertar nos lojistas a importância de confeccionar roupas adequadas para essas pessoas”.
O secretário da Casa Civil em exercício, Tony Rachid, destacou que nesta gestão, o Governo de Mato Grosso vai sempre ter este olhar sensível e atuante em prol de todos os públicos, em especial os que carecem de uma atenção maior e citou a recente instalação do elevador para pessoas com deficiência nas dependências do Palácio Paiaguás. “A sede do poder executivo estadual existe há 40 anos e neste tempo nunca teve um elevador para o público com deficiência. E assim que assumiu o governador Mauro Mendes determinou que instalássemos este elevador, isto parece simples, mas para que não tinha como transitar pelas dependências do Palácio representa inclusão. É assim estamos atuando em outras frentes, sempre pensando nas melhorias para a população mato-grossense”, afirmou Rachid.
O cadeirante e servidor público federal, Paulo Barth, de 36 anos, destacou que os deficientes também são consumidores de moda, porém, de acordo com a vivência dele, raras são as lojas que oferecem uma estrutura adequada para receber pessoas com limitações físicas. “A gente encontra alguns provadores que não tem acessibilidade. Algumas lojas que eu frequento possuem um provador grande, isso mostra que as pessoas com deficiência são consumidoras”, relatou Paulo.
Outra importante visão observada pelo cadeirante é fato de se pensar em acessibilidade não apenas para quem tem deficiência, mas também para atender aos idosos, pois essa parcela da sociedade necessita de locais adaptados com rampas, barras de apoio e espaço nos provadores, devido às dificuldades de locomoção.
“A cada momento, a sociedade brasileira vai se tornando mais idosa, a dificuldade de locomoção vai ser mais presente. Essas pessoas vão precisar usar uma cadeira de rodas em algum momento, entrar em um provador que tenha adaptação; ninguém deixa de ser consumidor. O mercado da moda tem que promover iniciativas como esses desfiles, isso mostra que somos consumidores. Quero agradecer nossa primeira-dama Virginia Mendes e a superintendente de Pessoas com Deficiência, Tais, por realizar essa parceria público-privada e promover este importante evento”, finalizou Paulo.
O desfile inclusivo integra a 5ª Semana Estadual da Pessoa com Deficiência, realizada em consonância com Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado no dia 21 de setembro. Neste período, o Governo de Mato Grosso promoveu diversas ações para conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.A ideia de produzir um desfile de pessoas com deficiência foi apresentada à primeira-dama no início de agosto, pela superintendente estadual de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, Tais Augusta de Paula, e pelo presidente do Conselho Estadual de Defesa das Pessoas com Deficiência (Conede), Luiz Carlos Grassi.
Este projeto foi incluído no programa “SER Inclusivo”, coordenado pela primeira-dama Virginia Mendes e cujo foco é atuar em ações voltadas à superação, à esperança e na busca pelo respeito às diferenças.Para realizar este importante evento, o Governo contou com apoio dos seguintes parceiros: Edson Guilherme Produção de Moda, Shopping Estação Cuiabá, Buffet Leila Maluf, Dia de Festa, La Renovence, Stamp, Lebrinha, TMF Construtora, Pié Locação para Festas, Cerimonial Izis Dorilêo, Soluçao Cosmeticos, Estância 3J, Dj Lucas Fetter, Lojas Hering, Havaianas, Pernambucanas, Tommy Hilfiger, Colcci, Clube Morena Rosa, Richards, Nill Acessorios, servidores voluntários da Unidade de Atenção à Família (UNAF), da Casa Civil, da Setasc, da Adjunta de Direitos Humanos, da Saúde, da Superintendência de Política Públicas para Pessoas com Deficiência, do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário