Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

sexta-feira, 27 de setembro de 2019

"AVANÇO: Relacionamento entre Bolívia e MT é um passo importante para a economia do Estado"

“Foram dois dias intensos de agenda, onde Mato Grosso foi protagonista de uma oportunidade ímpar ”, declarou o deputado Nininho. O deputado estadual Ondanir Bortolini (PSD)- Nininho, participou da comitiva composta por autoridades estaduais e liderada pelo governador Mauro Mendes (DEM), à Bolívia na quarta e quinta-feira (25 e 26/9). O grupo esteve em visita ao país, que faz fronteira com Mato Grosso, para a assinatura do 'contrato firme' de abastecimento de gás natural. A cerimônia, realizada em Santa Cruz de La Sierra, contou com a presença do presidente boliviano Juan Evo Morales.
Para o deputado Nininho, o acordo chega numa boa hora. “A exemplo da articulação junto à Bolívia, conseguimos concluir o processo e todos ganham com isso. Os mato-grossenses vão sentir os resultados desse passo tão importante na economia”, destacou o parlamentar.
Com a assinatura do contrato, Mato Grosso receberá 1,5 milhão de metros cúbicos (m³) do combustível ao mês a partir de 1º de outubro de 2019. Conforme divulgado, o fornecimento pactuado entre a Companhia Mato-Grossense de Gás (MT Gás) e a estatal boliviana Yacimientos Petroliferos Fiscales Bolivianos (YPFB) tem a intenção de, em breve, criar uma sociedade entre as estatais para expandir a cadeia do gás natural a fim de atender a indústria e veículos movidos a este combustível.
De acordo com o governador Mauro Mendes, a união comercial é um "caminho seguro para o desenvolvimento". “O gás natural é uma matriz energética importante. Vamos desenvolver um mercado potencialmente grande com este contrato, a preços competitivos, e em um curto prazo, desenvolver ainda mais a indústria local”, ratificou o governador.
“Estou muito animado com o rumo que o Estado está tomando, talvez muitas coisas não sejam compreendidas neste momento, e algumas medidas estejam sendo duras, porém, podemos ter uma perspectiva de desenvolvimento para o próximo ano”, avaliou o Nininho.
Também assinaram o contrato, o ministro de Hidrocarburos da Bolívia, Luis Alberto Sánchez Fernández e o presidente da estatal de gás YPFB, Oscar Barriga Arteaga. Na comitiva marcaram presença os deputados estaduais Janaína Riva (MDB), Paulo Araújo (PP), Max Russi (PSB) e Eduardo Botelho (DEM), além do secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho.
VÂNIA NEVES/Caminho Político

Nenhum comentário:

Postar um comentário