Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quarta-feira, 25 de setembro de 2019

"DESTAQUE:Militares alertam para riscos à soberania nacional"

Deputado pede projeto nacional e condena exploração ilegal das riquezas naturais.A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional realizou audiência pública nesta terça-feira (24) para discutir as ações que estão sendo tomadas e as que devem ser implementadas para garantir a soberania nacional do Brasil.Representantes das três forças e do Ministério das Relações Exteriores apresentaram os projetos em desenvolvimento e alertaram para possíveis problemas que colocariam em risco a segurança nacional.
Ataque cibernético
O general Guido Amin Naves, do Exército, destacou que, atualmente, um país soberano deve levar em conta a repercussão de suas ações num mundo cada vez mais globalizado. Ele lembrou que um ataque cibernético pode causar uma paralisia estratégica, inviabilizando ações de proteção a um país.
"O exercício da soberania hoje, mais do que antigamente, depende de um cálculo e esse cálculo tem que levar em consideração uma série de coisas, mas, principalmente, o poder que aquele Estado tem de tomar aquela decisão e fazer ela valer", disse.
Espaço aéreo e oceano
Já o representante da Aeronáutica, brigadeiro Sérgio de Almeida, afirmou que atualmente estão em andamento 18 projetos ligados à soberania que têm por objetivo garantir a segurança no espaço aéreo brasileiro, que é de 22 milhões de quilômetros quadrados.
O vice-almirante Eduardo Vazquez, da Marinha, por sua vez, destacou que as águas brasileiras são abundantes em minérios, terras raras e peixes e por isso a proteção está sendo intensificada, com a construção de navios e o desenvolvimento de tecnologias de proteção.
Diplomacia
O diretor do departamento de defesa do Ministério das Relações Exteriores, Alessandro Candeas, afirmou que, apesar de todos os Estados serem soberanos, é preciso reafirmar a soberania dentro e fora do país. Segundo ele, para isso é necessário ter diplomacia nas relações internacionais e garantir o trabalho das Forças Armadas na defesa do território nacional.
"A soberania só se garante pelo poder próprio. Cada país é, em última instância, responsável pela própria proteção dos seus interesses nacionais, dos seus interesses soberanos", disse Candeas.
Projeto nacional
Um dos autores do requerimento para a realização da audiência pública, o deputado Paulo Ramos (PDT-RJ) afirmou que a soberania só é garantida com independência econômica, política, tecnológica e energética.
"O desafio que fica em relação à soberania é a exigência, é a urgência de um projeto nacional para que nós possamos aí sim debater, debater, debater e definir um projeto nacional que a partir da própria soberania defina os rumos do nosso país", observou.
Paulo Ramos disse ainda que somente um país soberano consegue transformar suas riquezas em bem-estar social, o que, na visão do deputado, atualmente não acontece no Brasil, com a exploração ilegal das riquezas naturais.
Reportagem - Karla Alessandra
Edição - Roberto Seabra
Caminho Político

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos