Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

terça-feira, 17 de setembro de 2019

"ECONOMIA E MEIO AMBIENTE: Deputado vai a Mato Grosso do Sul conhecer realidade do Cota Zero"

Resultado de imagem para dep wilson santosWilson Santos se depara com crise econômica decorrente da proibição da pesca amadora e busca informações para subsidiar projeto alternativa ao proposto pelo Estado. O deputado estadual Wilson Santos (PSDB) se deslocou até Mato Grosso do Sul para conhecer a realidade do programa Cota Zero. O parlamentar integra a comissão especial da Assembleia Legislativa de Mato Grosso que discute o projeto de lei (PL 668/2019) que prevê a proibição do abate e o transporte de peixe nos rios de Mato Grosso pelo período de cinco anos.A ida ao Estado vizinho tem o intuito de obter informações que possam subsidiar a elaboração de um projeto alternativo que concilie interesses da sustentabilidade ambiental com a atividade econômica, sem prejudicar municípios que detém a pescaria como principal fonte para o comércio.
Em Mato Grosso do Sul, foi reduzida pela metade a quantidade permitida para pesca amadora e esportiva.
O decreto 15.556/2019 de autoria do governador Antônio Azambuja (PSDB) também estipula a cota zero a partir de janeiro de 2020.
Em solo sul-mato-grossense, o deputado Wilson Santos compareceu aos municípios de Anástácio e Aquidauana, ambos com vocação de atividade pesqueira, para dialogar com pescadores da colônia Z-18 a respeito dos efeitos sociais e econômicos do Cota Zero.
“Os pescadores reclamaram muito. Estão abandonados e sem perspectiva de melhoria”, disse.
O efeito mais drástico do Cota Zero, porém, foi constatado na comunidade Águas do Miranda que pertence ao município de Bonito. “Houve uma queda de 60% do movimento econômico. O desemprego aumentou e por consequência a crise social. O medo e a insegurança estão espalhados”, destacou o parlamentar.
O deputado Wilson Santos ainda compareceu em Corumbá para uma reunião com dois cientistas da Embrapa Pantanal. Na ocasião, foram apresentados estudos técnicos a respeito da bacia hidrográfica do Alto Paraguai que envolve Mato Grosso e Mato Grosso em 80 municípios e 2,5 milhões de habitantes.
Assessoria/Caminho Político

Nenhum comentário:

Postar um comentário