
Também com apenas 14 anos e aluna do 9ª ano, Maria Eduarda Ribeiro, é diretora do evento e explica que para participar, todos passam por uma longa preparação. "São várias reuniões de preparo ao longo do ano. É uma experiência fantástica e muito satisfatório ver jovens da escola com interesse no projeto, tudo que discutimos são temas que acontecem ao nosso redor, da nossa realidade e é isso que me motiva”, dispara.
O diretor-geral do Colégio Salesiano São Gonçalo, padre Paulo Vendrame, explica que entre os principais objetivos, está o de formar cidadãos globais, sensíveis aos problemas do mundo. "A proposta do SimulaONU é despertar o senso crítico dos nossos alunos, fomentar a aprendizagem sobre temas que envolvam o cenário internacional, e torná-los cidadãos globais, com percepção lógica, respeitosos e éticos", pontua.
Além dos comitês, há ainda um grupo denominado de Central da Imprensa, com o papel de noticiar as deliberações do encontro e também mobilizar a opinião pública à cerca dos assuntos abordados. "Nosso papel jornalístico é levar informação à população e até mesmo fazer intervenções dentro dos comitês com as nossas notícias, para pautar os assuntos debatidos nos comitês", diz a estudante do 2º ano do ensino médio, Marília Fontes, de 16 anos, convidada pela diretoria para a coordenador o grupo.
Com o desejo de cursar Relações Internacionais, o estudante Antônio participa pela 4 vez no grande simulado. Este ano integra a Mesa Diretora do Comitê de Direitos Humanos. Para ele, a oportunidade gera aprendizado e crescimento aos participantes de forma imensurável. “O SimulaOnu tem a principal dádiva de desenvolver a argumentação dos alunos, trazendo a discussão de temas geopolíticos, história dos países, sociologia e atualidades. Conhecimentos esse que favorece o desempenho no Enem, em todas as suas áreas de conhecimento e na redação”, defende.
O SimulaOnu do Colégio Salesiano São Gonçalo é pioneiro em Cuiabá, está na sua 4ª edição e foi realizado nos dias 20, 21 e 22 de setembro, na sede da instituição.
Hernandes Cruz/Caminho Político
Nenhum comentário:
Postar um comentário