Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

segunda-feira, 9 de setembro de 2019

"FÉ E AMOR: Governador e primeira-dama serão rei e rainha de Desatadora dos Nós de 2020"

O anúncio do casal foi realizado durante missa de encerramento das festividades em homenagem à santa, neste domingo (08.09), no Asilo Santa Rita. O governador Mauro Mendes e a primeira-dama Virginia Mendes serão rei e rainha, respectivamente, da festa em homenagem à Nossa Senhora Desatadora dos Nós de 2020. O casal e a filha caçula, Maria Luiza, prestigiaram a missa e jantar de encerramento da festa deste ano, realizados no Asilo Santa Rita, no Centro da Capital, na noite deste último domingo (08.09), e foram anunciados como os próximos festeiros. O secretário chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, e a esposa, Mônica Carvalho, também compareceram à missa de Desatadora dos Nós.
Como ocorre tradicionalmente todos os anos, a procissão saiu da frente da Capela Santa Rita, na Avenida Dom Bosco, esquina com a Rua Treze de Junho, e seguiu até o Asilo Santa Rita, na Rua Joaquim Murtinho, onde o Padre Flávio celebrou a missa. Em seguida, foi servido jantar no pátio do asilo.
Os fiéis, devotos e festeiros da Capela Santa Rita são os responsáveis pela organização da celebração, que todos os anos ocorre no dia 08 de setembro, data em que os cristãos católicos comemoram o nascimento de Maria, mãe de Jesus Cristo.
“Como cristão e católico é sempre muito bom poder celebrar esse momento em que peço muitas bênçãos para todas as famílias mato-grossenses”, destacou o governador Mauro Mendes.
A primeira-dama Virginia Mendes complementou ressaltando ser uma honra poder servir à Nossa Senhora pela segunda vez. Quando ela e o governador foram prefeitos da Capital, em 2014, também conduziram as festividades como rei e rainha.
“Tenho muita fé em Nossa Senhora e muitas graças alcançadas. E é muito especial para mim e para minha família poder estar novamente como rainha da festa de Desatadora dos Nós. Agradeço imensamente todo o carinho e acolhida dos festeiros, em nome da Patrícia e do Ricardo Novis Neves. E vamos mais uma vez prestigiar as missas da novena, além de participar de todas as homenagens à Desatadora”, disse Virginia.
Devoção
O título de Nossa Senhora Desatadora dos Nós surgiu por volta do ano de 1700, com uma pintura do artista alemão Johann Schmidtner. A pintura encontra-se na capela de St. Peter am Perlach, em Augsburgo na Alemanha. O artista, ao criar o painel, inspirou-se no Livro de Apocalipse 12:1 “apareceu um grande sinal no céu: uma mulher revestida do sol (Mãe de Deus), a lua debaixo de seus pés (Imaculada Conceição), e na cabeça uma coroa de doze estrelas (Mãe da Igreja)”; e na frase de Santo Irineu: “Eva, por sua desobediência, atou o nó da desgraça para o gênero humano; Maria por sua obediência o desatou”.
O papa Francisco também é devoto e conheceu a história da santa durante sua estada na Alemanha, na década de 80. Após conhecer o significado de Nossa Senhora Desatadora dos Nós começou a divulgar esta devoção em seu país de origem, a Argentina. No Brasil, o fundador do Santuário foi Denis Bourgerie e a esposa, a médica Suzel Bourgerie, que construíram uma capela em Campinas, em 1991, introduzindo na cidade a devoção, que hoje está presente em diversas outras cidades.
Assessoria/Caminho Político

Nenhum comentário:

Postar um comentário