O objetivo do Congresso é a conscientização do meio acadêmico e dos profissionais que atuam na seara do direito.Os desafios da Gestão Ambiental no Estado de Mato Grosso: Base Florestal e Licenciamento Ambiental - foram os temas centrais debatidos no 15º Congresso Nacional de Meio Ambiente da Ordem dos Advogados do Brasil - seccional Mato Grosso, que foi realizado na segunda e terça-feira (23 e 24/9). O deputado estadual Xuxu Dal Molin (PSC) foi o representante da Assembleia Legislativa no encontro e falou sobre a necessidade de unir
os poderes para que o Estado programe uma política de produção com responsabilidade ambiental. “Estamos em um patamar que temos que usar a tecnologia a nosso favor. Não é só respeitar a legislação, temos que atuar com responsabilidade. Precisamos de desenvolvimento no estado. O que acaba com o meio ambiente é a ilegalidade, que gera a miséria, exploração, queimadas ilegais, desmatamento ilegal. O primeiro passo é a regularização fundiária e o licenciamento ambiental. É nessa linha que temos que atuar. A Assembleia está fazendo o seu papel. Essa é uma das minhas lutas enquanto deputado e principalmente como cidadão”, disse o parlamentar na abertura do evento.
O objetivo do 15º Congresso Nacional de Meio Ambiente neste ano de 2019 é a conscientização do meio acadêmico e dos profissionais que atuam na seara do direito, bem como no meio empresarial e técnico sobre diversos aspectos das Políticas Públicas voltadas ao setor florestal e produtivo, fomentar a criticidade da temática no âmbito do Estado de Mato Grosso, inclusive motivando debates sobre os aspectos legais do arcabouço legislativo, a segurança jurídica e aspectos práticos que envolvem os temas com o público envolvido.
O Congresso foi mediado pela advogada Renata Viviane da Silva, presidente da Comissão do Meio Ambiente da OAB-MT. Participaram representantes do Ibama, Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Polícia Rodoviária Federal, Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal (FNBF).
Além das palestras, o evento teve a apresentação de artigos publicados de alunos das faculdades UNEMAT, Cáceres e FCARP Araputanga e entrega da premiação das cinco melhores redações da OAB-VG das Escolas Municipais do Município de Várzea Grande participantes.
KATIANA PEREIRA/Caminho Político
Nenhum comentário:
Postar um comentário