“Essa competência é mais importante para a carreira do que o QI. Ser capaz de entender suas próprias emoções e captar as pistas emocionais dos outros é mais natural para alguns do que para outros, mas a questão é que a inteligência emocional pode ser desenvolvida e/ou aperfeiçoada. Assim como você trabalha um músculo na academia, é possível aprender a reprogramar seu cérebro com novas habilidades emocionais. Muitas empresas e líderes estão investindo nesse sentido”.
Para melhorar o quociente de inteligência emocional, Lorena ressalta que é essencial levar em consideração seus principais componentes. “Entre eles, constam a autopercepção e a autoexpressão, que envolvem nossa capacidade de perceber nossas emoções e entender nossas tendências de agir e se expressar de determinadas maneiras em determinadas situações. Aliás, ter consciência social – empatia – é importante para compreender como os outros se sentem e agir acertadamente”.
Neste viés, a coach e mentora de gestão complementa que a autogestão e o gerenciamento de relacionamento (interpessoal) também são parte da equação. “Nossa capacidade de usar a consciência de nossas emoções permite que a gente permaneça flexível para direcionar nosso comportamento de forma positiva e construtiva. Enquanto que a nossa capacidade de usar a consciência de nossas emoções e de outras pessoas nos permite gerenciar interações com sucesso”, reforça.
Lorena cita o caso de um líder que deixou de ser promovido a CEO da empresa porque não sabia lidar com suas emoções. “Em todos os desafios reagia com agressividade, alterando seu tom de voz e usando termos ofensivos. A equipe o evitava a todo custo e temia que ele descobrisse os erros cotidianos. E ele não percebia o que estava acontecendo ao seu redor até que recebeu o Feedback do conselho da empresa de que outro diretor com menos experiência que ele seria promovido por conta da falta de inteligência emocional dele. Aí, ele finalmente decidiu procurar ajuda e trabalhar no coaching esse tema”.
ATUALIZAÇÃO CONSTANTE – Em Mato Grosso, os profissionais podem contar com a edição do programa “Driving – A Liderança das Emoções Inteligentes” do Grupo Valure, que conta em sua grade com a facilitadora Lorena Lacerda. Com módulo único no dia 17 de outubro, o programa terá treinamento presencial e sessão devolutiva individual (online).
“As pessoas adquirem conhecimento, compreendem o impacto da inteligência emocional nas relações interpessoais e a influência nas suas escolhas e decisões, recebem um diagnóstico preciso, compreendem como os aspectos emocionais estão interferindo na qualidade de seu bem-estar, identificam e articulam pontos para melhoria, bem como aplicam o aprendizado”, ressalta Lorena. Mais informações pelo telefone (65) 3318-2600.
ZF PRESS/Caminho Político
Nenhum comentário:
Postar um comentário