Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

segunda-feira, 30 de setembro de 2019

"SANCIONADA: Lei de Fávero modifica para dias úteis os prazos de processos administrativos"

A Lei 7.692 de julho de 2002, que regula o processo administrativo no âmbito da administração pública estadual, estabelecia os prazos em dias contínuos. A partir de agora, os processos no âmbito da administração pública estadual serão computados somente em dias úteis. A modificação está prevista na Lei nº 10.946 de 27 de setembro de 2019, de autoria do deputado estadual Silvio Fávero (PSL), sancionada pelo Poder Executivo estadual e publicada em Diário Oficial do Estado (DOE), na sexta-feira (27/9). Anterior à norma, a Lei 7.692/2002 que regulamenta o processo administrativo estabelecia os prazos em dias contínuos. O que significa que a contagem de prazos e comunicações processuais até então, eram realizadas em dias corridos, sem qualquer interrupção em finais de semana e feriados.
"A contagem do prazo em dias úteis faz parte das conquistas da advocacia, que pleiteou a mudança que está valendo agora no Código de Processos Civil (CPC). Não faria sentido a administração pública ignorar essa regra. Essa mudança para dias úteis irá auxiliar na ampla defesa e contraditório, que são princípios constitucionais”, defendeu Fávero.
Vale ressaltar que em julho deste ano, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, aprovou o Projeto de Lei do Senado (PLS) 35/2018, que prevê a contagem de prazos de processos administrativos federais apenas em dias úteis, além da suspenção no período de 20 de dezembro a 20 de janeiro.
Em Mato Grosso, essa mesma medida, entrou em vigor em 2018; a Lei nº 10.735 que suspende os processos administrativos para assegurar férias à advocacia local.
JOELMA PONTES/Caminho Político

Nenhum comentário:

Postar um comentário