
Mesmo que quisesse estaria fora do seu alcance de poder. Postos na Justiça ou em outros órgãos governamentais também estavam sob vigilância para que parentes e amigos não se instalassem neles e formassem uma quadrilha para assaltar os pagadores de impostos. Todos deveriam ser escolhidos de acordo com a capacidade administrativa e ter cursado escolas que os recomendavam a gerir parte do aparelho do Estado, como gostavam alguns de rotular a máquina administrativa que incluía não só a coleta de impostos, mas a construção de obras ´públicas civis ou militares. Os habitantes constantemente reclamavam que o governo não investia o suficiente para que a população pudesse ter, pelo menos, uma qualidade de vida descente, ainda que muitos vivam como escravos em taperas fétidas e construídas de sobras de material dos poderosos.
“Os habitantes constantemente reclamavam que o governo não investia o suficiente para que a população pudesse ter, pelo menos, uma qualidade de vida descente” (Heródoto Barbeiro)
A questão central é a quantidade de bens móveis e imóveis que o governador possuí na época da posse e quanto tinha no momento que deixava o cargo. Uma conta fácil de fazer .Não é fácil esconder fortunas uma vez que ele é um latifundiário ou ligado a eles. O Brasil precisava do agro negócio para manter equilibrada a sua balança de pagamentos e de comércio, e os fazendeiros sabiam disso. Por isso tinham acesso ao gabinete governamental com preferencia e sempre que possível recebiam as comitivas de políticos em suas fazendas com o que dispunham de melhor. Podiam ficar o tempo que quisesse, alguns gostavam de caçar, outros de pescar e outros apenas repousar uns dias e trocar ideias com os latifundiários da região.
A constituição era clara e do conhecimento de quem aceitasse o cargo. Era mais conhecida como O Regimento do Governador-Geral foi criado por Dom João III e trazido ao Brasil por Tomé de Sousa, então Governador-Geral do Brasil com o princípio de nortear a administração colonial do Brasil por Portugal. Com 48 artigos, que disciplinava detalhadamente a instalação do governo, concessão de sesmarias, organização do comércio, medidas para a defesa, trato aos índios, invasores e outros mais.
Heródoto Barbeiro/Caminho Político
Nenhum comentário:
Postar um comentário