A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados realiza na terça-feira (22) audiência pública para debater a proposta de privatização da gestão do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. O governo federal anunciou em agosto a inclusão do parque no Programa Nacional de Desestatização (PND). A audiência foi solicitada pelos deputados Camilo Capiberibe (PSB-AP) e Bira do Pindaré (PSB-MA) Para Camilo Capiberibe, é preciso aprofundar o debate sobre os impactos sociais, econômicos e ambientais da privatização.
O deputado ressalta que, em seus 155 mil hectares, o parque abriga ecossistemas diversos e frágeis, como a restinga e o manguezal, e um campo de dunas que ocupa 2/3 da área total da unidade e é o principal atrativo devido às lagoas que se formam no período chuvoso na região. O parque está inserido entre três municípios maranhenses (Barreirinhas, Santo Amaro e Primeira Cruz).
Convidados
Foram convidados para o debate:
- um representante do Ministério do Meio Ambiente;
- um representante da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão;
- um representante do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio);
- um representante da prefeitura de Barreirinhas (MA);
- a professora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) Maristela de Paula Andrade.
Hora e local
A audiência está marcada para as 14 horas, no plenário 8.
O evento será transmitido ao vivo pela internet. Os interessados poderão participar enviando perguntas e sugestões aos convidados. Clique no banner abaixo e participe.
Da Redação/Caminho Político
Edição – Pierre Triboli
Nenhum comentário:
Postar um comentário