Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

segunda-feira, 28 de outubro de 2019

"DIA DO SERVIDOR PÚBLICO:História de que ser servidor público é viver num paraíso é um engôdo".

Por que se tornar servidor público estadual deixou de ser uma opção óbvia� Quem ainda acredita naquela história que ser servidor público é viver num paraíso? Será que isso ainda existe no imaginário de algumas pessoas? Se sim sinto lhe dar uma péssima informação. TRATA-SE DE UM VERDADEIRO ENGODO. Aquela historinha de ESTABILIDADE. INAMOVIBILIDADE E IRREDUTIBILIDADE SALARIAL sabe? Pode esquecer. É claro que a questão salarial – a baixa remuneração – é decisiva no julgamento dos próprios servidores. Mas não é apenas isso, ressalte-se. Já faz muito tempo que a condição de “SERVIDOR PÚBLICO” deixou de ser economicamente e socialmente atraente. Me recordo da faculdade de direito no começo de uma aula de direito administrativo o professor questionou a todos com a célebre
pergunta: QUEM AQUI DESEJA SEGUIR COMO ADVOGADO E QUEM DESEJA SEGUIR UMA CARREIRA PÚBLICA? Poucos levantaram a mão para a primeira opção. Hoje apesar da “estabilidade” que o servidor possui não se eximindo de suas responsabilidades pois há uma Lei ordenando seu comportamento inclusive fora do ambiente de trabalho o mito de ficar “rico” foi desmistificado inclusive pelo próprio governo: Hoje 88% dos servidores públicos Estaduais recebem como Subsídio menos de CINCO MIL REAIS LIQUIDOS, e 80% estão com algum tipo de dívida entre empréstimos consignados e cartões e ainda são responsáveis pela manutenção familiar.
É aí que se acentua a sensação de injustiça para aqueles que estão no dia a dia das repartições públicas, pois investiram em graduação, pós-graduações, mestrados e doutorados e onde as condições de trabalho – para quem quer de fato trabalhar – são precárias e revoltantes.
É comum o entorno de uma autoridade pública – em qualquer nível – ser formado por seus amigos de ‘copo e de cruz’ ou por bajuladores profissionais, parasitas do erário, que se alimentam das sobras do poder.
O Estado brasileiro, patrimonialista, que carrega a herança do colonizador português, afeito a uma burocracia sem causa e sem efeito – positivo – para a sociedade, precisa urgentemente se reinventar.
A valorização dos que atuam na ponta do serviço público, com direito a uma carreira e a salários decentes, só há de acontecer com a transformação que pede passagem, mas que não consegue se estabelecer.
Ganhar mal, com exceção das carreiras jurídicas e do legislativo – inclusive no Executivo – e na arrecadação de tributos, são a marca e a sina dos servidores públicos, nos três níveis.
O ressentimento e a consequente sensação de injustiça ainda haverão de perdurar por algumas décadas. A deterioração da remuneração dos trabalhadores do serviço público não é uma obra recente e vem sendo construída há décadas – desconstruí-la há, também, de exigir tempo e determinação política, inclusive dos que exercem essa atividade.
Uma das muitas amplamente debatidas em grupos de formadores de opinião e estudiosos são os chamados “penduricalhos” que INFLAM o TETO CONSTITUCIONAL que faz com que muitos servidores ultrapassem tranquilamente 100,200,300 mil em seus holerites.
Os responsáveis por ela – a deterioração – são aqueles que incharam a máquina pública sob os aplausos de uma sociedade que não enxergava que esta prática haveria de comprometer o futuro, inclusive dos próprios servidores beneficiados. Se estamos a margem da LRF como continuar realizando chamamento de cadastros reservas e criando gabinetes e cargos comissionados ou aumentando os tributos estaduais disparando o preço da cesta básica, combustíveis, energia elétrica.
A conta é muito simples, os subsídios dos servidores públicos ficam praticamente no comércio local gastos em educação, alimentação, vestuário, água, luz, moradia, etc. Há um verdadeiro malabarismo para se chegar ao fim de um mês que se esticou para 40 dias.
Acontece que este futuro chegou e há de demorar a virar passado.
A injustiça é real, vai além da sensação dos servidores. Mas o pior é não enxergar a porta de saída dessa tragédia cotidiana.
E se ainda assim sonhar seguir uma carreira pública vai umas DICAS VALIOSAS: ESTUDE, ESTUDE E ESTUDE, passara por concursos cada vez mais criteriosos, procure saber mais sobre a profissão que deseja, qual sua possibilidade de após passar anos de aprimoramento ter de esperar mais alguns anos para subir de classe caso é claro não responder nenhum processo administrativo que desabone sua conduta, cuide de sua saúde pois não terá plano de saúde incluso, faça de imediato uma Previdência Privada pois a alíquota previdenciária fatalmente irá aumentar, exija caso seja sindicalizado transparência da mensalidade que você contribui nas prestações de contas, faça uma poupança tendo em mente que em caso de atraso salarial o corte na carne será sempre primeiro aos servidores do executivo, faça um seguro de vida a justiça é lenta e sua família é prioridade. Feito isso LUTE SEMPRE POR SEUS DIREITOS SEREM MANTIDOS pois o que ocorre é a destituição de muitos destes estarem sendo retirados. Boa Sorte.
Max Campos é Servidor Público Estadual

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos