Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

sexta-feira, 11 de outubro de 2019

"Empreendedorismo e conhecimento: a dupla perfeita"

Que muitas pessoas desejam empreender no país, já se sabe. Afinal, possuir um negócio próprio pode ser o sinônimo da realização de um sonho. No entanto, mais do que ter otimismo e capital, empreender requer uma série de conhecimentos – inclusive, na área de finanças. E não há como fugir disso: você não precisa saber tudo de finanças para começar um negócio, mas saber muito pouco ou nada, como é o caso de muitos empreendedores, definitivamente não o colocará no caminho para o sucesso. Segundo uma pesquisa realizada pela GEM (Global Entrepreneurship Monitor), com apoio do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), o Brasil chegou a 38% na TTE (Taxa de Empreendedorismo Total) em 2018 – o que significa que em torno de 52 milhões de pessoas contavam com um negócio próprio. Isto é um sinal do desejo do brasileiro de prosperar e conquistar mais liberdade através do seu próprio negócio. Alguns desses empresários, ao começarem seus negócios, já são especialistas em economia e finanças: possuem MBAs, experiência no setor privado e forte alfabetização em tudo relacionado à gestão econômico-financeira das empresas. Mas, são a minoria! A grande maioria dos empreendedores possui pouca ou nenhuma experiência ou conhecimento em finanças. São aqueles que tinham uma paixão e/ou ideia genial e apenas decidiram seguir em frente. Hoje, eles provavelmente estão se perguntando como gerenciar com mais eficiência.
Uma boa opção para iniciar nessa jornada é investir em cursos e programas rápidos. Assim, à medida que você mergulhar no universo econômico-financeiro do mundo dos negócios, o que você ler sobre o assunto deixará de soar como um idioma totalmente diferente ou complexo. Empreender requer conhecimento em diversas terminologias, até porque várias palavras-chave provavelmente irão aparecer repetidas vezes – como, por exemplo, receita bruta, margem de contribuição, lucro líquido, fluxo de caixa e ponto de equilíbrio.
Algo similar irá ocorrer em relação a análises e relatórios que mostram como a empresa está se saindo, como balanço patrimonial, demonstrativo de resultados, demonstrativo de fluxo de caixa e orçamento empresarial – que, com o tempo, não serão mais tão assustadores quanto parecem em um primeiro momento. Pelo contrário, você perceberá que eles são essenciais para registrar a performance da empresa e lhe dar informações fundamentais para a tomada de decisão sobre preços, investimentos, produtos a focar, produtos a retirar de linha, por exemplo.
Para além de conhecer variáveis fundamentais para a tomada de decisão, a imersão nos estudos fornecerá ferramentas de aplicação imediata, o que possibilitará a elevação da performance e da gestão. A propósito, nada melhor do que usar o que você aprender para melhorar suas finanças e usar da melhora nas suas finanças para aprender cada vez mais, aumentando sua “musculatura” para empreender novos e maiores desafios na busca por ainda mais prosperidade, que sirva para seu propósito pessoal como indivíduo e também para o bem maior da sociedade como um todo.
E lembre-se: nem tudo acontece da noite para o dia, mas a aprendizagem pode levar você até lá. Comece hoje!
Lorena Lacerda é Presidente do Grupo Valure, representante da Fundação Dom Cabral (FDC) em MT, Coach de Executivos e Times há mais de 20 anos, Mentora de Gestão e Treinadora de Líderes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos