Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

quinta-feira, 10 de outubro de 2019

"Jornalista pede ação dos clubes para prevenir violência sexual no esporte"

Em audiência na Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados, o repórter Breiller Pires, do jornal El País, alertou sobre a necessidade de ações de prevenção contra a violência sexual no esporte. O tema foi debatido pela comissão, por sugestão do deputado Roberto Alves (Republicanos-SP). Breiller Pires lembrou que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) assinou em 2014, junto ao Congresso Nacional, um pacto que previa a realização de grandes campanhas para prevenir casos desse tipo no esporte, a exemplo do que foi feito no futebol da Inglaterra. Alguns pontos desse pacto não foram cumpridos pela CBF, um deles, a criação de uma cartilha sobre violência sexual no futebol brasileiro. Breiller investiga casos de abuso e violência sexual no futebol desde 2011. De lá para cá, ele conta ter apurado 150 casos do tipo em categorias de base e escolinhas. “Desde a Copa de 2014, são 118, e 18 somente neste ano. É uma média de 20 casos aproximadamente por ano, mas, no Brasil, apenas 7% dos casos de violência sexual são denunciados. Se fizermos uma projeção rasa desses casos, a gente ultrapassa a marca de mil episódios”, afirmou.
O recente boom de categorias de base para meninas é também motivo de preocupação para Breiller. Ele considera que os clubes ainda não estão preparados para proteger as atletas da violência.
Combate ao abuso
A promotora do Ministério Público do Rio Grande do Sul Denise Vilela dedica-se há 25 anos à causa de crianças vítimas de violência sexual. Ela destacou a importância do esporte para o desenvolvimento dos jovens e definiu o combate ao abuso como uma obrigação de toda a sociedade.
“Nós queremos exigir uma performance de primeira classe daquela criança que foi submetida ao abuso sexual? Nós vamos conseguir isso? Não. E isso é interesse dos clubes e de todos que lidam com criança e adolescente”, declarou.
A ouvidora da Federação Sul-Americana de Jiu-Jitsu, Luciana Neder, afirmou que há muitos casos de abuso praticados pelos treinadores contra crianças e mulheres. A maior parte na fase de iniciação da luta, o que atrapalha o desenvolvimento dos atletas dentro do jiu-jitsu.
“A gente acolhe, faz a escuta da mulher, da criança, da responsável, da mãe, do pai, a gente escuta, faz a acolhida e faz o aconselhamento. Mas enquanto o criminoso não for julgado e condenado, a gente não pode fazer nada. Nem afastá-lo do esporte”, declarou.
Assassinato
Em março de 2016, o corpo do menino Denilson Antônio Teixeira da Silva, de 13 anos, foi encontrado próximo a um riacho, em São Lourenço da Mata, região metropolitana do Recife (PE).
O jovem, que sonhava em ser jogador de futebol, foi abusado sexualmente e espancado até a morte. O principal suspeito é o professor da escolinha onde Denilson treinava.
A mãe do menino, Vânia Maria da Silva, esteve presente na audiência da Comissão do Esporte.
Ação parlamentar
Autor do requerimento da audiência, o deputado Roberto Alves ressaltou que o combate à violência e ao abuso sexual contra crianças e adolescente deve ser um esforço contínuo entre os parlamentares da Câmara. “A Comissão do Esporte vai para cima, porque lugar de bandido é na cadeia”, disse Alves.
Atualmente, está em tramitação na Câmara dos Deputados um projeto de lei (PL 9622/18), de autoria da deputada Erika Kokay (PT-DF), que permite o patrocínio de bancos públicos somente a times de futebol e outras associações esportivas que assinarem um compromisso de adoção de medidas para a proteção de crianças e adolescentes a todas as formas de violência sexual.
A proposta já foi aprovada pela Comissão do Esporte e segue em análise na Comissão de Seguridade Social e Família.
Reportagem – Naum Giló
Edição – Pierre Triboli
Caminho Político

Nenhum comentário:

Postar um comentário