Troféu foi entregue pela Associação de Terapia Familiar de Mato Grosso em reconhecimento à união do casal e às ações promovidas com foco no fortalecimento e promoção da saúde da família.O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, e a primeira-dama Virginia Mendes foram homenageados, na sexta-feira (18.10), pela Associação de Terapia Familiar de Mato Grosso (ATF-MT), com um troféu em homenagem às ações desenvolvidas em prol do desenvolvimento e promoção da saúde da família.
A premiação ocorreu durante o 20º Simpósio Brasileiro de Terapia Familiar, realizado nos dias 18 e 19 de outubro, em Cuiabá, e foi concedido pela presidente da ATF-MT, a psicóloga Eliane Alves.
O 20º Simpósio Brasileiro de Terapia Familiar foi organizado pela ATF-MT e contou com a presença da Associação Brasileira de Terapia Familiar (ABRATEF) e de representantes de associações de terapia familiar de 16 Estados brasileiros. A programação incluiu ainda a realização da 1ª Feira sócio-cultural e científica familiar, com a exposição em estandes de trabalhos e projetos realizados com foco no aprimoramento, formação e desenvolvimento da terapia familiar em diversos Estados do país.
Para a organizadora, psicóloga e coordenadora do Centro de Ensino Pesquisa, Diagnóstico e Intervenção Psicológica de Cuiabá (CEDIPSI), Eliane Alves, o evento foi um sucesso e de extrema importância para a comunidade e para os profissionais que atuam em favor da terapia familiar.
“Reunimos profissionais da área de saúde, da educação e da assistência social, para debatermos e apresentarmos as ações que estão sendo desenvolvidas dentro da psicologia sistêmica, com atenção especial à terapia de família, uma área extremamente importante no mundo atual em que vivemos. É preciso ampliar os serviços ofertados à coletividade, atendendo aos diversos contextos de família que existem”, destacou Eliane Alves.Ainda segundo a psicóloga, a premiação também foi uma novidade do Simpósio este ano e a escolha do casal Mauro e Virginia Mendes deu-se em virtude de inúmeros fatores.
O governador Mauro Mendes parabenizou a realização do evento e ressaltou a importância da promoção de ações que busquem incentivar o coletivo.
“Numa sociedade cada vez mais individualista sabemos o quanto é desafiador atuar contra isso, promover a coletividade num contexto onde os interesses individuais acabam se sobrepondo. E a Dra Eliane, a ATF-MT e as demais associações estão de parabéns por olhar para isso, por cuidar das famílias, das doenças que acometem as pessoas. Dar visibilidade a este tema e ampliar este alcance é algo primoroso. Contem conosco para fortalecer este trabalho, na colaboração enquanto governador para que estas ações possam ajudar mais pessoas e famílias e isso possa refletir na nossa sociedade”, disse Mendes.A primeira-dama Virginia Mendes agradeceu a homenagem e destacou que tanto ela quanto o governador sentiram-se honrados.
Virginia fez questão de ressaltar que mesmo no dia a dia atribulado ela e o governador fazem questão de cuidar e priorizar a família.
“Desde que Deus abençoou nossa união, a nossa família tem sido a nossa prioridade, ela vem sempre em primeiro lugar. Somos um casal unido e buscamos isso em todos os momentos da nossa vida. Tudo o que fazemos é em busca deste fortalecimento, essa homenagem é fruto de anos construindo e andando de mãos em dadas e o que Deus uniu nada separa. Essa valorização da família é algo que vamos implementar sempre em nossas atitudes, sejam elas públicas ou privadas”, frisou a primeira-dama.
Clínica Social
Outra importante ação apresentada durante o Simpósio foi a Clínica Social, um serviço ofertado pelo Centro de Ensino Pesquisa, Diagnóstico e Intervenção Psicológica de Cuiabá (CEDIPSI) a famílias de baixa renda. Por meio do CEDIPSI, é possível se inscrever para receber atendimento gratuito com foco na terapia familiar.
“O CEDIPSI tem sido a base deste trabalho e agora buscamos apoio para o desenvolvimento e crescimento em Mato Grosso. O sonho da clínica social foi gradativamente tomando forma e hoje é possível fazer inscrições tanto pelo site quanto de forma presencial. São priorizados os atendimentos emergenciais e recebemos encaminhamentos do Estado e do Município. O CEDIPSI também é um instituto formador de profissionais e já temos alunos nossos que já estão com uma clínica social, prestando este serviço à comunidade”, explicou a psicóloga.
A Clínica Social atende todo tipo de demandas, entre elas, pessoas com tentativa de suicídio, automutilação, consumo de álcool, drogas, violência doméstica, entre outros problemas. Para saber mais sobre o serviço é possível acessar o site do CEDIPSI www.cedipsi.com.br ou pelo telefone 3025-2025.
Prestigiaram o evento Silvana Rita, presidente da Associação Brasileira de Terapia de Família (ABRATEF); Maria Cecília Veluk, conselheira da ABRATEF e membro da Associação de Terapia de Família do Rio de Janeiro; Cynthia Ladvocat, conselheira da ABRATEF e também membro da Associação de Terapia de Família do Rio de Janeiro; Gabriel Henrique Pereira de Figueiredo, presidente do Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso e representantes de associações de terapia dos Estados: Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Pernambuco, Ceará, Bahia, Rio Grande do Norte, Alagoas, Amazonas e do Distrito Federal.
Pamela Muramatsu/Caminho Político

Nenhum comentário:
Postar um comentário