Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Governo de Mato Grosso

quinta-feira, 17 de outubro de 2019

“VÁRZEA GRANDE: Ider Jacintho quer aplicação de PL de “Capelania Escolar” nas escolas em Várzea Grande e do Estado”


Em recente reunião no gabinete do Deputado Wilson Santos para fortalecimento do Projeto de Lei 502/2019 do Suplente de Deputado, vereador Toninho de Souza do PSD, protocolado em Maio deste ano, quando assumiu em lugar de um deputado licenciado, o suplente de vereador e assessor parlamentar Ider Jacintho, representante da “Família Adventista do Sétimo Dia de Várzea Grande e um representante da Igreja Assembleia de Deus, se reuniram para á aplicabilidade e movimento do Projeto de Lei nº 502/2019 que cria a “Capelania Escolar”, projeto este de extrema importância para sociedade escolar de nosso estado.
 Ider Jacintho relata a relevância desse projeto, tendo em vista que a muitos anos as Escolas Públicas e Privadas quase não possuem o “Ensino Religioso”, como condição de amparo, pacificação e resplandecência do amor nos jovens pela fé, e em comunhão entre seres humanos com base nos ensinos religiosos, principalmente em uma classe muito fragilizada, como é a dos jovens.
Ider Jacintho, relata a iniciativa do vereador Toninho de Souza, enquanto suplente de deputado, que teve a felicidade e a preocupação em ajudar a estabilizar as muitas mazelas que afligem os jovens nos dias de hoje, que sofre muita influência negativa através da internet, solidão, aflições da alma, mudança comportamental, e com a apresentação deste projeto de lei, ajudara muitos jovens nos recintos escolares.
Ider Jacintho descreve que esse projeto de Lei da “Capelania Escolar”, trabalha nos seguintes pilares : a importante assistência emocional e espiritual; a prevenção no aconselhamento e orientações; no fortalecimento de princípios e valores éticos e morais e sobre tudo na integração entre alunos, professores e servidores da Unidade Escolar de Ensino.
Ider Jacintho destaca que os Serviços Voluntários de Capelania somente serão ministrados nas unidades escolares, se houver manifestação favorável dos interessados, não sendo obrigatória, em nenhuma hipótese, tal participação.
Ider Jacintho também relata que o Serviço Voluntário de Capelania Escolar poderá ser exercido por representantes de todas as vertentes religiosas, vedada qualquer distinção entre elas e o proselitismo, porém ele (Ider Jacintho) e mais um irmão da AD tem se manifestado em movimentar e aplicar o Projeto de Capelania Escolar em Várzea Grande.
Ider Jacintho valoriza esse projeto extraordinário em prol da vida dos jovens, e conta também com apoio do Deputado Wilson Santos do PSDB, que se disponibilizou em ajudar com Emendas e apoio político que deixou seu gabinete a disposição para dialogo, debate e apoio ao projeto, pela relevância social, espiritual e da valorização humana dos jovens.
Ider Jacintho justifica o Projeto de Lei de Capelania Escolar, pela própria justificativa apresentada no PL pelo Vereador Toninho de Souza no mês de maio deste ano, o qual descreve assim: ” Há tempos que foi abolido das Escolas Públicas e Privadas do Estado de Mato Grosso, a disciplina de Ensino Religioso, de modo que, os alunos não mais recebem nenhum tipo de instrução e conhecimento voltado a religiosidade. A par disso, necessária autorização do Estado, via Lei autorizativa, para que instituições religiosas possam colaborar com a formação religiosa dos alunos da rede de educação básica. Com o trabalho de capelania nas escolas, será possível, pelo menos em parte, resgatar a religiosidade tanto aos alunos, quanto aos demais envolvidos na comunidade escolar. O trabalho religioso é de suma importância para o crescimento espiritual tanto do jovem quanto do adulto, os quais, disseminam nos familiares, os conhecimentos recebidos, criando uma verdadeira rede do bem. Desta feita, as entidades religiosas, sendo autorizadas por Lei, poderão, em parceria com escolas e famílias, contribuir sobremaneira com o engrandecimento espiritual, moral e ético de todos os envolvidos. Nobres pares, por tudo isso, necessária a aprovação da presente lei, de modo a proporcionara as escolas o desempenho de tão importante atividade voluntária.”
Unindo essas duas forças espirituais, que possuem experiência e conteúdo como Ider Jacintho da Igreja Adventista do Sétimo Dia de VG e do Irmão Nelson da Assembleia de Deus, juntos, unificado pelo mesmo pensamento em fazer bem o próximo e pela edificação humana de milhares de jovens, através de projetos e ações como este da Capelania Escolar, pois a Capelania nas Escolas do Estado e dos municípios, é levar Deus, onde ajuda a resolver conflitos e melhora o relacionamento interpessoal, essa é uma luta e comprometimento nosso, finaliza Ider Jacintho.
Ider Jacintho visitara diversas escolas públicas e privadas de Várzea Grande que queiram receber o projeto “Capelania Escolar” voluntariamente, aumentando o conteúdo gratuito e voluntário de aprendizado, orientação e aconselhamento na escola.
Régis Oliveira/Caminho Político



Nenhum comentário:

Postar um comentário