Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

sexta-feira, 1 de novembro de 2019

"Cozinha comercial: projete seu sonho "

Mais do que um espaço simbolicamente marcado pela mistura, a cozinha é um portal para se criar novos sabores a serem apreciados. Imprescindível na concepção de restaurantes ou bares, ela carrega consigo os sentidos da experimentação e da inventividade. E não basta combinar ingredientes, cores, sabores, cheiros, tamanhos, texturas e sons: é preciso combinar tudo isso com uma estrutura física à altura – que inspira a alma. É por isso que cada vez mais os donos de estabelecimentos apostam na arquitetura de interiores como uma forte aliada na missão de dar forma a esse grande polo produtivo e criativo. Afinal, improvisos só são permitidos quando se trata da própria gastronomia. Quando o assunto é um projeto bem elaborado de cozinha comercial, contar com um especialista faz toda a diferença para torná-la única e lucrativa. E os desafios são diversos. Um deles é fazer com que o ambiente seja tão inesquecível quanto a comida servida no estabelecimento. Tanto que o primeiro passo é entender o menu proposto pelo restaurante ou bar – saber o que será servido ao cliente. A variedade e a versatilidade do menu devem ser a força motriz na seleção de equipamentos culinários e na compreensão dos espaços de suporte necessários, o que já permitirá um design preliminar do layout da cozinha.
Antecipar o fluxo de trabalho que será delineado no estabelecimento também é parte essencial do projeto. Para além de configurar a cozinha como uma área de preparação de alimentos apropriada, é primordial considerar todos os componentes necessários para garantir uma operação bem organizada no futuro. Logo, o especialista levará em consideração a setorização estratégica de áreas como limpeza/lavagem, armazenamento, preparo da comida até as refeições prontas.
Isto, de modo que um setor não interfira no outro e todos atendam às particularidades da produção do estabelecimento. Como em qualquer operação, as coisas podem evoluir com o tempo ou decolar rapidamente – resultando no aumento da demanda de serviços do restaurante. Questões como essa devem ser consideradas com antecedência para garantir que o projeto não atenda apenas às necessidades atuais, mas também às possíveis mudanças nos serviços no futuro.
Atenção em relação aos entornos – como o acesso de cargas e descargas, vizinhos para localização de exaustores e a própria legislação. A propósito, todas as áreas da cozinha de um estabelecimento comercial devem ser revisadas e avaliadas quanto à segurança alimentar. Por exemplo, não é todo e qualquer material de acabamento que pode ser utilizado no ambiente, pois existe o desgaste causado pela limpeza diária e as restrições de utilização pela Anvisa.
Fique atento: um projeto bem-sucedido acomoda flexibilidade e eficiência, bem como ultrapassa a curiosidade e condiz com o paladar à mesa.
Pedro Paulo Neves é arquiteto sócio-proprietário da Seven Arquitetura e com mais de 20 anos de experiência em projetos de arquitetura

Nenhum comentário:

Postar um comentário