Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

domingo, 3 de novembro de 2019

"Empresa mais rentável do mundo, Aramco prepara entrada na bolsa"

AramcoArábia Saudita confirma abertura de capital da petrolífera estatal Saudi Aramco, no que pode vir a ser a maior oferta pública inicial de ações da história. Só em 2018, companhia lucrou 111 bilhões de dólares. A gigante petrolífera saudita Aramco confirmou neste domingo (03/11) que irá se lançar no mercado de ações, no que poderia ser a maior oferta pública inicial de ações (IPO, em inglês) do mundo, apoiando a vontade do príncipe herdeiro de transformar a economia do país, muito dependente do petróleo.
Após anos de atraso, a Aramco disse que planeja vender um número indeterminado de ações na bolsa de valores de Riad, um marco "histórico" para a empresa mais lucrativa do mundo e responsável por 10% da demanda global da commodity. Analistas dizem que a Aramco poderia ser avaliada em até 1,7 trilhão de dólares. Assim, o IPO seria potencialmente o maior do mundo, dependendo da quantidade de ações que a empresa decidir vender.
"Saudi Aramco confirma sua intenção de entrar na Tadawul, a bolsa nacional saudita", declarou a companhia no Twitter, após a autorização dada pelo regulador saudita do mercado financeiro a esta operação.
"É uma etapa significativa na história da sociedade e um progresso importante para a concretização do 'Vision 2030', o plano diretor do reino saudita para a diversificação e crescimento econômico sustentável", disse o presidente do conselho administrativo da Aramco, Yasir al-Rumayyan, em comunicado.
"Vision 2030" é um plano iniciado pelo príncipe herdeiro Mohammed bin Salman para preparar a maior economia árabe para a era pós-petróleo. A Aramco deverá vender o total de 5% de seu capital em duas bolsas, com um lançamento inicial, em dezembro, de 2% na bolsa saudita Tadawul. Com o dinheiro, o príncipe herdeiro pretende financiar megaprojetos e novas indústrias no país.
Depois disso, no ano que vem, 3% serão cotados em moeda estrangeira, mas a bolsa ainda não foi escolhida, segundo uma fonte próxima ao caso.
"Quanto à parte [internacional], informaremos oportunamente", disse o presidente do conselho administrativo da Aramco, sem especificar a data de entrada na bolsa de Riad.
A Aramco anunciou um lucro, até setembro, de 68 bilhões de dólares. A companhia informou apenas recentemente seus resultados. Em 2018, ela registrou 111,1 bilhões de dólares em lucros, mais do que os benefícios combinados da Apple, Google e Exxon Mobil.A Aramco iria lançar a primeira parte dessas duas ofertas públicas em outubro, mas o processo foi adiado, supostamente, devido à insatisfação do príncipe com a avaliação da empresa, que era de 2 bilhões de dólares.
Os executivos da Aramco encontraram ceticismo entre os investidores de Londres e Nova York sobre questões relacionadas à transparência da empresa, práticas de governança e avaliação objetiva.
Os criadores da oferta abordaram famílias sauditas ricas e gestores de ativos locais como compradores das ações e pediram aos bancos sauditas que disponibilizassem financiamento para apoiar os investidores de varejo, afirmou a agência de notícias Bloomberg.
Andrew Lebow, sócio sênior do Commodity Research Group e especialista no mercado de petróleo, disse que a Aramco se tornou mais transparente, mas ainda havia dúvidas sobre quanta informação ela revelará.
"É difícil dizer se vamos ter o filme completo", disse Lebow. "A Aramco é certamente muito mais transparente do que nunca, mas saber se vamos ver claramente as finanças é uma questão que permanece em aberto."
A oferta significa que "pela primeira vez a Aramco terá que lidar com acionistas", disse Lebow. "Essas reuniões serão muito interessantes."
A Arábia Saudita redobrou seus esforços para seduzir os investidores prometendo dividendos anuais de 75 bilhões de dólares, segundo o site da empresa.
"Uma função importante da introdução no mercado de ações local é projetar confiança na empresa no mercado internacional", disse Cinzia Bianco, pesquisadora do European Council on Foreign Relations, à agência de notícias AFP.
"Isso permite que o príncipe Mohammed mostre que ele está cumprindo suas promessas e fazendo o que deve fazer, um novo passo para tranquilizar os investidores internacionais de que o IPO ocorrerá afinal", acrescentou Bianco.
FC/afp/lusa/rtr/ap/cp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos