Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

terça-feira, 26 de novembro de 2019

"Justiça do Peru manda soltar Keiko Fujimori"

Keiko Fujimori em tribunal em LimaTribunal concede habeas corpus a filha de ex-presidente, acusada de comandar esquema de lavagem de dinheiro com recursos ilícitos recebidos da Odebrecht. Ela estava presa preventivamente há mais de um ano. O Tribunal Constitucional do Peru concedeu nesta segunda-feira (25/11) um habeas corpus a líder opositora Keiko Fujimori estava presa preventivamente há mais de um ano. A filha do ex-presidente Alberto Fujimori é investigada por supostamente liderar um esquema de corrupção do partido Força Popular com a empreiteira brasileira Odebrecht.
"O Tribunal Constitucional não está decidindo sobre os fundamentos da questão. Não está declarando absolvição ou culpa", afirmou o presidente da Corte, Ernesto Blume, ao anunciar o habeas corpus. O juiz afirmou ainda que o julgamento das acusações que pesam sobre Fujimori será realizado por outras instâncias. Blume disse que o habeas corpus foi aprovado por quatro votos a três por considerar que os juízes que determinaram a prisão afetaram o "direito de liberdade pessoal" da acusada. Fujimori não será libertada imediatamente devido ao cumprimento de formalidades jurídicas. Os termos da resolução só serão publicado na quinta-feira.
A decisão foi anunciada após Fujimori ficar calada durante um interrogatório nesta segunda-feira, alegando que não havia "garantias mínimas de respeito ao devido processo legal".
Infografik Korruption in Lateinamerika portugiesischAcusada de interferir nas investigações da Promotoria sobre o escândalo da Odebrecht, Fujimori, de 44 anos, foi presa preventivamente em 31 de outubro de 2018. Diretores da empreiteira confessaram ter distribuído ilegalmente milhões de dólares a políticos peruanos, incluindo quatro ex-presidentes.
O marido de Fujimori, Mark Vito Villanella, que também é investigado, chegou a fazer greve de fome para exigir a libertação da esposa. "A justiça foi feita, uma justiça divina. Deus é grande. Quero que minha esposa saia da cadeia e juntos iremos para a casa com minhas filhas", comentou ele sobre a decisão do Tribunal Constitucional.A filha do ex-presidente e seu marido, Villanella, são investigados por lavagem de dinheiro por doações recebidas em campanhas eleitorais em 2011 e 2016. Num financiamento irregular, a Odebrecht teria entregue 1 milhão de dólares para a campanha de 2011 em troca de favorecimento na contratação para a execução de obras públicas.
O partido teria financiado ainda campanhas com supostos coquetéis, nos quais seus apoiadores pagavam quantias elevadas para participar da festa.
Tanto o ex-presidente da construtora brasileira Marcelo Odebrecht como seu ex-representante no Peru Jorge Barata disseram aos promotores peruanos que a empresa forneceu recursos para a campanha de Keiko Fujimori.
A líder do Força Popular nega as acusações da Justiça peruana. Se condenada, ela pode receber uma pena de 10 a 16 anos de prisão. "O tempo é o melhor amigo da verdade: nunca recebi dinheiro da Odebrecht e nunca houve lavagem de dinheiro. Espero que tudo isso seja esclarecido nos mínimos detalhes do processo judicial, mas com o processo adequado e como corresponde ao meu caso, em liberdade", disse Fujimori na semana passada.
Seu pai, que governou o país entre 1990 e 2000, também é alvo da Justiça. Alberto Fujimori, de 80 anos, foi condenado em 2009 pela autoria indireta dos massacres de 25 pessoas em 1991 e 1992, realizados por um grupo militar secreto, e pelo sequestro de duas pessoas em 1992. O governo de Fujimori é considerado o mais corrupto da história do Peru.
CN/efe/ap/afp/cp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos