Enquanto a comunicação ainda é encarada como algo que “apenas acontece” nas organizações, o mercado segue adiante exigindo dos profissionais muito mais do que conhecimento específico em sua área de trabalho: quer estratégias eficazes. O que muitos não sabem é que um discurso de alto impacto é ferramenta-chave nessa missão. Não à toa, comunicar-se bem requer técnica, algo que se aprende e desenvolve. É o que constatou o empresário Antônio César Brolio, que enxergou no aprimoramento das técnicas de voz e de fala um caminho para aperfeiçoar também a gestão de negócios e seu marketing pessoal. “De certa forma, minha comunicação era até um pouco opaca. Tinha grande dificuldade de me expressar. O microfone dava choque e falar em público... nem pensar. Fazer um curso nessa área me ajudou a despertar a comunicação verbal e corporal”, comenta.
Antônio César complementa que compreender o poder da comunicação e saber utilizá-lo de forma eficiente facilita muito o dia a dia – inclusive, no ambiente de negócios. Além de atuar no Grupo Brolio – composto por quatro empresas dos ramos de mineração, imobiliária, artefatos para construção e pecuária –, Antônio César é atualmente presidente do Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis.
“Acredito que para uma sociedade ir bem, a comunicação é essencial. Isso envolve saber falar e como falar em cada ocasião. Nunca esquecendo que ouvir é até mais importante. Faço parte de uma empresa familiar, onde somos em quatro sócios. Mas, o que me levou a buscar ajuda foi o momento em que fui eleito presidente do Sindicato Rural. Sabia das minhas deficiências, que estaria me comunicando com centenas de pessoas e isso seria dificultoso”, reforça.
ARTE DA ORATÓRIA – De acordo com a consultora associada do Grupo Valure, a coach, psicóloga e especialista em Gestão de Pessoas e Neurociências, Shana Wajntraub, a arte da oratória é uma habilidade que pode ser desenvolvida e aprimorada ao longo da vida e carreira por meio de técnicas e muita prática.
“Comunicação é um pilar vital para os seres humanos. O marketing pessoal, a venda de um projeto ou ideia é um dos segredos de sucesso na carreira de um profissional. Existem técnicas e ferramentas de fonoaudiologia, psicologia, neurociência e comunicação tanto para a forma de falar quanto para o conteúdo. Quanto mais você praticar, melhor. É fundamental desenvolver essa habilidade tanto para a vida pessoal quanto profissional”, pondera.
Com mais de 15 anos de atuação em consultoria, programas de educação corporativa e projetos, a especialista e professora reforça que pesquisas apontam que a forma de falar tem mais impacto que o próprio conteúdo. Inclusive, os resultados apontam que profissionais que têm uma fala mais atrativa possuem maior chance de sucesso de subir na carreira.
“O tom da voz e a narrativa, assim como a expressão facial e corporal, têm um impacto significativo na arte de comunicação para influência. Até mesmo um feedback corriqueiro tem um efeito muito mais poderoso ao usar técnicas de voz e fala. Com entusiasmo na voz, por exemplo, um elogio tem maior impacto do que um elogio com o mesmo conteúdo, mas sem entonação ou energia na fala. Ao mesmo tempo, esses recursos também valem para o marketing pessoal – para vender quem você é”.
SERVIÇO – Cuiabá recebe nos dias 5 e 6 de dezembro o curso “LEAD – Venda suas Ideias com Persuasão e Influência” com Shana Wajntraub. Promovido pelo Grupo Valure, o curso – com vagas limitadas e carga horária de 16 horas – traz em seu conteúdo a elaboração de um diagnóstico da comunicação e temas como marketing pessoal, técnicas de voz e fala, técnicas de narrativa e como elaborar uma apresentação, entre outros. Mais informações pelo telefone (65) 3318-2600.
ZF PRESS/Caminho Político
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