Realizando estudo da publicação em edições anteriores, o ano de 2018 terminou com um otimismo elevado para os 12 meses que se seguiam, em um período que o País e o Estado passavam pela mudança de gestão pública. Entretanto, o ano começou conturbado, tanto pela economia, quanto pela insegurança política em diversos fatores, como, por exemplo, a troca constante de Ministros logo no início da gestão.De tal forma, o índice, em janeiro, apontava 62 pontos de 100, no limite do otimismo. Entretanto, em outubro, com a confiança na economia fechando em 7,8/10 (0,8 ponto a mais do que em setembro); confiança no setor em 8,4/10 (0,7 ponto a mais); crescimento 8,3/10 (+0,3); e faturamento 8,4/10 (único fator que registrou queda, com -0,6 ponto, mas, como visto no gráfico, setembro registrou uma exceção, com 9/10 pontos). A confiança está lá em cima.
Resultado do otimismo, os entrevistados apontam como próximos investimentos fusões, aquisições, ampliação da base e criação de novas unidades de negócios. O desejo em contratação é alto, entretanto, esbarra em um desafio de muitos setores: a busca por profissionais qualificados.
Entre outros temas abordados na pesquisa, tendências apontam que ambiente político e políticas governamentais são os assuntos que mais impactam nos negócios.
Mensalmente, o Barômetro dialoga sobre as principais notícias do mês que influenciam no dia a dia das empresas e entidades. Ganhou destaque em outubro a aprovação pela Congresso da Reforma da Previdência, assunto que figurou também em pesquisas anteriores.O São Paulo Convention & Visitors Bureau congrega toda a cadeia produtiva de turismo, eventos e viagens. Além de trabalhar para captar mais eventos para o destino, gerando oportunidade de negócios, e promover São Paulo tanto B2B quanto B2C, envida esforços na consolidação de informações junto a sua diretoria, para fornecer ainda mais instrumentos ao Mercado para seu desenvolvimento.
Juan Pablo de Vera Barbieri vice-presidente Financeiro do Conselho de Administração do São Paulo Convention & Visitors Bureau
Nenhum comentário:
Postar um comentário