Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

segunda-feira, 4 de novembro de 2019

"Reconhecimento facial em festivais e a privacidade"

O reconhecimento facial em festivais invade a nossa privacidade?Toda e qualquer tecnologia voltada para o reconhecimento e identificação de pessoas e suas emoções tem seus prós e contras. Recentemente, uma grande polêmica foi criada por alguns dos maiores promotores de shows norte-americanos, que iniciaram campanha para banimento desta tecnologia de seus festivais (https://www.banfacialrecognition.com/festivals/) . Entre as dezenas de adesões estão o Burning Man, Lollapaloosa, New Orleans Jazz Festival e o South by Southwest. Seu posicionamento é de que é uma "tecnologia invasiva e racial, que coloca os fãs de música em risco de serem detidos, perseguidos, julgados e até deportados injustamente." Isso é fato. Pode ser mesmo usada para tal. Por outro lado, ao identificar pessoas que podem ser risco efetivo para os demais participantes, os promotores não estariam tornando o evento mais seguro e tranquilo para que todos possam ter a diversão tranquila que pagaram para ter?
É uma polêmica para a qual ainda não foi encontrada uma solução unânime. Quando entrevistei a Poppy Crum no início do ano (veja matéria em https://www.revistaeventos.com.br/Artigo/A-tecnologia-ja-reconhece-nossas-emocoes!/47400) que indicou algumas outras tecnologias que analisam as emoções humanas, cuja adoção também passa pelo componente da invasão de privacidade.
No final, a grande questão está em mensurar para que lado a balança deve pender para tomar decisões estratégicas assertivas.
O que você acha desta iniciativa? Deve ser aplicada no Brasil também? O que você faria?
#facialrecognition #technology #event #eventtech #tecnologia
Vanessa Martin/Caminho Político

Nenhum comentário:

Postar um comentário