Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

sexta-feira, 15 de novembro de 2019

"SAÚDE PÚBLICA: Deputado federal Dr. Leonardo defende interiorização do tratamento contra o câncer"

O deputado federal Dr. Leonardo (Solidariedade-MT) defendeu a interiorização do tratamento de pessoas vítimas de câncer, durante o Segundo Fórum Sobre Oncologia, promovido pela ONG Cirinho Sorrindo, realizado na Câmara de Vereadores de Sorriso, na noite de quinta-feira (14.11). De acordo com o parlamentar, além de ser viável financeiramente, ajudaria na recuperação do paciente. “É desumano uma pessoa, com câncer, ter que se deslocar sozinho para outra cidade para poder fazer quimioterapia, sem a companhia de um familiar. Isso impacta diretamente na recuperação do paciente, que já está mais suscetível a sofrer uma depressão. E não é inviável trazer esses tratamentos para o interior, nos hospitais regionais. O que precisamos é repensar a política de saúde”, disse o deputado, que é médico.
Durante o evento, foram debatidos os direitos, acolhimento dos pacientes e de como se prevenir contra o câncer. O evento é organizado pela ONG de Combate ao Câncer Cirinho Sorrindo. De acordo com a presidente e fundadora da ONG, Carla Pianesso, foi importante a participação do deputado federal para poder discutir de forma prática como o poder público para melhorar a atuação.
Visualização da imagem“Para nós, ter uma representação de alguém do Congresso Nacional, ainda mais ele, que nos acompanha desde o começo, é de suma importância. Todos os projetos que levamos é estudado por ele para melhorar os atendimento, o acolhimento do paciente, ter uma resposta mais rápido dos órgãos públicos. Até porque o Dr. Leonardo é médico, entende como funciona o SUS, a burocracia, a morosidade. Ele vem para somar a ajudar a mudar essas políticas que estão atrasadas”, disse Carla.
Ele destacou que é importante a criação de um protocolo nos Postos de Saúde, onde ocorre o primeiro atendimento dos pacientes. “É nestes locais que ocorre o primeiro contato com a doença. Outro ponto importante é o agente de Saúde. É ele que faz as visitas aos moradores. Por isso, é preciso a criação de um protocolo para buscar um diagnóstico mais rápido”.
Ainda de acordo com a presidente da ONG vai ser feita carta de intenções que será encaminhada ao Congresso, através do deputado Dr. Leonardo, para tratar sobre a garantia do tratamento. Atualmente, alguns pacientes já estão há dois anos na fila devido a atual política de diagnóstico a acolhimento
A lei sobre prazo para exame de câncer no SUS, foi sancionada pela presidência da República e publicada no Diário Oficial da União. Agora, entrará em vigor nos próximos 180 dias.
Assessoria/Caminho Político
Fanpage - Facebook: Dr Leonardo
Instagram: @Drleonardomt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos