Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

segunda-feira, 18 de novembro de 2019

"Senador defende melhor partilha dos recursos federais"

“O cumprimento dos repasses previstos na Constituição pode ser a solução para a crise financeira que se instalou nos municípios brasileiros. Isso vale tanto para o governo federal, quanto estadual”. A opinião é do senador Wellington Fagundes (PL-MT), vice-presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Municípios, durante encontro realizado, nesta segunda-feira (18.11), em Cuiabá, com prefeitos de várias regiões de Mato Grosso. Segundo ele, o que há muito vem acontecendo é o não cumprimento desses repasses, dificultando as gestões municipais. O parlamentar também defende o acompanhamento rigoroso, por parte dos órgãos fiscalizadores, da aplicação desses recursos. “Os municípios estão mais perto da população. Isso facilita a fiscalização dos recursos públicos e a população pode cobrar uma aplicação correta”, disse.
Ele cita o caso do FEX (Auxílio Financeiro de Fomento às Exportações), que deveria repassar recursos para estados e municípios que exportam produtos semielaborados como compensação pelas perdas em decorrência da Lei Kandir.
Wellington defendeu uma partilha coerente dos recursos arrecadados pela União, que era menos de 14% até pouco tempo e hoje chega a 19%. “Evoluímos, mas a Constituição prevê que esses repasses seriam de 21%. Isso mostra que o próprio governo não cumpre a Constituição”, disse.
Ele também defendeu o diálogo no sentido da convergência das PECs 110 (que tramita no Senado) e 45 (que tramita na Câmara dos Deputados) e que tratam da reforma tributária. “Existem muitos pontos em comum. O diálogo é constante e estamos trabalhando juntos. Acredito que possamos caminhar para um projeto harmônico”, disse. Para ele, uma das dificuldades que podem aparecer é que ninguém quer perder fontes de arrecadação.
O encontro está sendo realizado pela Associação Mato-grossense dos Municípios e conta com a presença do presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Glademir Aroldi, do governador Mauro Mendes, de parlamentares federais e estaduais e prefeitos municipais.
Da assessoria/Caminho Político

Nenhum comentário:

Postar um comentário