O “Dezembro Verde” já é previsto na Lei estadual nº 10.970/18, do Maranhão, que teve origem em um projeto de lei do deputado estadual Wellington do Curso (DEM-MA). A iniciativa de Fagundes também visa incentivar políticas públicas que: conscientizem a população de que o abandono é crime; deem mais visibilidade ao tema, estimulando a guarda responsável; contribuam para a melhoria dos indicadores relativos ao abandono de animais no país; e ampliem o nível de resolução das ações direcionadas ao abandono, por meio de atitudes integradas envolvendo a população, órgãos públicos e organizações que atuam na área.
“A escolha do mês de dezembro é justamente por ser uma época em que crescem os números de casos de abandono, como férias escolares e viagens. Mais que uma preocupação com os animais, estamos diante,também, de uma problemática que atinge a saúde pública. Hoje, pode-se dizer que se trata de problema de calamidade pública”, completou Wellington.
Mais segurança – Wellington é também autor de um projeto de lei que garante proteção de animais em casos de desastres – como o que ocorreu em Brumadinho/MG, em janeiro deste ano. O PL 2.950 tipifica crimes de maus-tratos a animais relacionados à ocorrência de desastres,
e inclui os cuidados com animais vitimados por esses infortúnios na Política Nacional de Segurança de Barragens (Lei 12.334,2010).
O texto apresentado determina ainda que os donos de empreendimentos ou de atividades que possam causar significativa degradação ambiental adotem medidas preventivas, treinamento de funcionários para busca, salvamento e cuidados imediatos a esses animais, plano de ação de emergência e restrição do acesso às áreas de risco. O projeto aguarda votação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado.
Da assessoria/Caminho Político
Nenhum comentário:
Postar um comentário