Parece clichê dizer que precisamos atrair indústrias para gerar emprego e promover o crescimento, mas quando o ente beneficiado é o interior até o clichê passa ser escasso. Todo esforço no fortalecimento das capitais é ignorar que nos municípios de pequeno e médio porte que vive a maioria dos cidadãos. Impulsionar o interior é uma estratégia até mesmo pensando nas capitais, evita o êxodo pelos mais variados motivos, dentre eles: a incessante busca por emprego e melhores condições de saúde. O fomento ao empreendedorismo criando incubadoras de empresas e espaços de coworking públicos, com amplo suporte de conhecimento, também ajuda na mudança de histórias e no aumento da empregabilidade, principalmente em cidades mais distantes das badaladas regiões metropolitanas.
O fato é, o interior é um ambiente propício para receber grandes empresas/indústrias dos mais variados segmentos, possui mão de obra, boa logística, tranquilidade e ajuda o Estado a prosperar.
As cidades estão encolhendo pela falta de industrialização e outros incentivos, dentre eles a descentralização dos serviços de saúde. O chamado "turismo hospitalar" seria facilmente resolvido com mais aparelhamento dos municípios, na criação de polos de fato que desafogariam os grandes centros.
Edson da Silva Giripoca
Nenhum comentário:
Postar um comentário