Aconteceu na residência da Educadora da Universidade Federal de Mato Grosso, Professora Ana Cláudia Borck Amorim na quinta-feira (05) no bairro Hélio Ponce de Arruda mais um encontro (reunião) de mulheres do Grupo G100, lideradas pelo Suplente de Vereador Ider Jacintho e toda assessoria (equipe) do Deputado Wilson Santos, para dialogar, debater e sugerir políticas públicas em Defesa da Mulher Varzegrandense, e também dos temas atuais como a Dislexia, Surdez e Autismo, temas debatidos no poder legislativo de MT, pelo Deputado Wilson Santos do PSDB, em especial a dislexia, onde Ider Jacintho tem acolhido estas pautas da família varzeagrandense e as encaminhadas ao deputado Wilson Santos para ações voltadas através de debates, audiências e projetos leis que criam políticas públicas favorável a essas vidas atingidas em algum desses temas.
Nesta noite, os temas mobilizou as mulheres do Grupo G100, devido a exclusão, a invisibilidade e a falta de poucas políticas públicas e ações voltadas a estas causas de suma importância social para nossa sociedade, decorrente aos problemas oriundos que a falta de informação, orientação e ações voltadas a Dislexia, ao Surdismo e ao Autismo em Várzea Grande.
A assessora parlamentar e Assistente Social Irene pessoa, envolvida a frente do dialogo da Dislexia e também provocadora de diversos debates, audiências públicas sobre estes temas através do Deputado Wilson Santos conjuntamente com Ider Jacintho, porta voz do deputado em VG. Irene Pessoa que também integra o grupo de mulheres da “Família G100” e que atua no planejamento, gestão e execução de políticas, programas e serviços sociais no sentido de ampliar o acesso aos direitos sociais, levou diversos conhecimentos a todas mulheres presentes na reunião, multiplicando as ações sobre estes temas.
Ider Jacintho destacou o fortalecimento das mulheres e o seu intenso envolvimento nestes temas relevantes e a participação solidária dessas mulheres em levar informação, debates e apoio as pessoas sofridas e atingidas em relação a dislexia, ao surdismo e autismo e acessibilidade em várzea grande..
Ider Jacintho juntamente com o Grupo de Mulheres do G100 preparam diversas ações sobre estas causas, para levar as comunidades mais carentes de várzea grande e as escolas informações,ações e propostas de melhorias em torno desses contextos da dislexia, da acessibilidade, do surdo e mudo.
Ider Jacintho relata a importante participação dos educadores da UFMT no Grupo G100 de mulheres, da Professora Riguel Brum, da Professora Ana Cláudia Borck Amorim e do Professor Ramon Martins de Oliveira na interação contextual dos temas e suas causas, contribuindo e soluções e ações reais em aplicação de politicas públicas voltadas a estes temas.
A instrutora do curso de Libras do Senac, Riguel Brum destaca a importância da LIBRAS nas escolas e no seu aprendizado, como forma de comunicação entre surdo, mudo e sociedade.
Ider Jacintho diz que estas reuniões entre as mulheres é um esclarecimento direto, pois são mães, mulheres e elas sentem na pele as questões de falta de políticas públicas especificas a acessibilidade, ao autismo, a dislexia, a surdez e ao mudo, pois são aflições que atingem milhares de pessoas e é através de políticas públicas eficazes ajudam a melhorar a qualidade de vida de quem enfrenta essas dificuldades em relação a algum estes temas ou outros até mesmo.
Ider Jacintho aproveitou para parabenizar a todos os Alunos do curso de Libras do Senac que apresentaram uma peça teatral com tema voltado para inclusão, os alunos do Curso de Libras do Senac apresentaram nesta sexta-feira, 06/12, às 17h, no Sesc Arsenal uma peça teatral intitulada “A importância da língua brasileira de sinais para inclusão da pessoa surda na sociedade”. A peça teatral teve o objetivo de evidenciar a importância da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) para a sociedade, além de integrar alunos à arte teatral, promover contato e a interação na relação surdo-ouvinte. A ação é uma iniciativa do Centro de Educação Profissional (CEP) do Senac em Cuiabá, através dos instrutores Ríguel Brum de Paula e Kamilla Jessika Martins e da orientadora pedagógica Mônica Zelinski Ribeiro, sob coordenação da Gerente da Unidade, Alda Teresa Attilio, em parceria com o Sesc Mato Grosso.
Ider Jacintho finalizou agradecendo a forte presença das mulheres, influenciadoras importantíssimas desses temas em nossa sociedade, a toda equipe do Deputado Wilson Santos que é amigo e grande parceiro desses temas em prol da família mato-grossense na ALMT e deixou uma mensagem de união, fé e comprometimento com essas causas.
Régis Oliveira/Caminho Político
Nenhum comentário:
Postar um comentário