Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

sábado, 7 de dezembro de 2019

“VÁRZEA GRANDE: Mulheres do Grupo G100 se reúne com Ider Jacintho e a Equipe do Deputado Wilson Santos”

Aconteceu na residência da Educadora da Universidade Federal de Mato Grosso, Professora Ana Cláudia Borck Amorim na quinta-feira (05) no bairro Hélio Ponce de Arruda mais um encontro (reunião) de mulheres do Grupo G100, lideradas pelo Suplente de Vereador Ider Jacintho e toda assessoria (equipe) do Deputado Wilson Santos, para dialogar, debater e sugerir políticas
públicas em Defesa da Mulher Varzegrandense, e também dos temas atuais como a Dislexia, Surdez e Autismo, temas debatidos no poder legislativo de MT, pelo Deputado Wilson Santos do PSDB, em especial a dislexia, onde Ider Jacintho tem acolhido estas pautas da família varzeagrandense e as encaminhadas ao deputado Wilson Santos para ações voltadas através de debates, audiências e projetos leis que criam políticas públicas favorável a essas vidas atingidas em algum desses temas.
Nesta noite, os temas mobilizou as mulheres do Grupo G100, devido a exclusão, a invisibilidade e a falta de poucas políticas públicas e ações voltadas a estas causas de suma importância social para nossa sociedade, decorrente aos problemas oriundos que a falta de informação, orientação e ações voltadas a Dislexia, ao Surdismo e ao Autismo em Várzea Grande.
A assessora parlamentar e Assistente Social Irene pessoa, envolvida a frente do dialogo da Dislexia e também provocadora de diversos debates, audiências públicas sobre estes temas através do Deputado Wilson Santos conjuntamente com Ider Jacintho, porta voz do deputado em VG. Irene Pessoa que também integra o grupo de mulheres da “Família G100” e que atua no planejamento, gestão e execução de políticas, programas e serviços sociais no sentido de ampliar o acesso aos direitos sociais, levou diversos conhecimentos a todas mulheres presentes na reunião, multiplicando as ações sobre estes temas.
Ider Jacintho destacou o fortalecimento das mulheres e o seu intenso envolvimento nestes temas relevantes e a participação solidária dessas mulheres em levar informação, debates e apoio as pessoas sofridas e atingidas em relação a dislexia, ao surdismo e autismo e acessibilidade em várzea grande..
Ider Jacintho juntamente com o Grupo de Mulheres do G100 preparam diversas ações sobre estas causas, para levar as comunidades mais carentes de várzea grande e as escolas informações,ações e propostas de melhorias em torno desses contextos da dislexia, da acessibilidade, do surdo e mudo.
Ider Jacintho relata a importante participação dos educadores da UFMT no Grupo G100 de mulheres, da Professora Riguel Brum, da Professora Ana Cláudia Borck Amorim e do Professor Ramon Martins de Oliveira na interação contextual dos temas e suas causas, contribuindo e soluções e ações reais em aplicação de politicas públicas voltadas a estes temas.
A instrutora do curso de Libras do Senac, Riguel Brum destaca a importância da LIBRAS nas escolas e no seu aprendizado, como forma de comunicação entre surdo, mudo e sociedade.
Ider Jacintho diz que estas reuniões entre as mulheres é um esclarecimento direto, pois são mães, mulheres e elas sentem na pele as questões de falta de políticas públicas especificas a acessibilidade, ao autismo, a dislexia, a surdez e ao mudo, pois são aflições que atingem milhares de pessoas e é através de políticas públicas eficazes ajudam a melhorar a qualidade de vida de quem enfrenta essas dificuldades em relação a algum estes temas ou outros até mesmo.
Ider Jacintho aproveitou para parabenizar a todos os Alunos do curso de Libras do Senac que apresentaram uma peça teatral com tema voltado para inclusão, os alunos do Curso de Libras do Senac apresentaram nesta sexta-feira, 06/12, às 17h, no Sesc Arsenal uma peça teatral intitulada “A importância da língua brasileira de sinais para inclusão da pessoa surda na sociedade”. A peça teatral teve o objetivo de evidenciar a importância da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) para a sociedade, além de integrar alunos à arte teatral, promover contato e a interação na relação surdo-ouvinte. A ação é uma iniciativa do Centro de Educação Profissional (CEP) do Senac em Cuiabá, através dos instrutores Ríguel Brum de Paula e Kamilla Jessika Martins e da orientadora pedagógica Mônica Zelinski Ribeiro, sob coordenação da Gerente da Unidade, Alda Teresa Attilio, em parceria com o Sesc Mato Grosso.
Ider Jacintho finalizou agradecendo a forte presença das mulheres, influenciadoras importantíssimas desses temas em nossa sociedade, a toda equipe do Deputado Wilson Santos que é amigo e grande parceiro desses temas em prol da família mato-grossense na ALMT e deixou uma mensagem de união, fé e comprometimento com essas causas.
Régis Oliveira/Caminho Político

Nenhum comentário:

Postar um comentário