Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

"VERA: Capela Padre Antônio de Vera recebe vistoria técnica do patrimônio cultural do Estado"

A capela que foi tombada em 2013 será restaurada. Na última sexta-feira (29) a capela Padre Antônio no município de Vera recebeu a equipe técnica do patrimônio cultural do estado de Mato Grosso, com Robinson de Carvalho Araújo que é coordenador do Patrimônio Cultural, juntamente com o Chefe do Departamento de Cultura Rodrigo Gomes, o vice-prefeito Marcelo Alves da Costa que foi quem solicitou ao estado à vistoria. Ela tem como objetivo fazer o levantamento do que é necessário ser realizado na restauração da capela, uma vez que ela foi tombada como patrimônio histórico.
Robinson de Carvalho Araújo que é coordenador do Patrimônio Cultural do Governo do Estado de Mato Grosso, explicou como foi feita a vistoria e qual seu objetivo. “Ao todo no estado temos 107 processos de tombamento e um deles é aqui em Vera. Por ser um bem tombado os proprietários têm a obrigação de realizar a manutenção e a restauração do bem. A igreja católica juntamente com o vice-prefeito nos procurou e nos solicitou esta vistoria técnica via processo. Que é o primeiro passo onde a gente realiza a orientação técnica a respeito da metodologia de restauração do bem. Então fizemos a reunião com os engenheiros e arquitetos disponibilizados pela igreja católica. E traçamos os objetivos a serem alcançados e as técnicas a serem realizadas. E agora baseado nesta reunião eles vão apresentar um relatório identificando as técnicas e as metodologias que utilizaram. Sendo aprovado este relatório a obra será realizada a qual será acompanhada pelo patrimônio via digital e ao final será realizada uma vistoria de entrega da obra”, destacou.
Rodrigo Gomes que esteve presente na vistoria expôs como foi solicitada a vistoria. “Na última sexta-feira (29) tivemos a visita do Robinson que é da Secretaria de estado de Cultura, Esporte e Lazer e também da superintendência de patrimônio histórico cultural de Mato Grosso e temos um bem tombado pelo estado aqui que é a Capela Padre Antônio. No ano de 2017, recebemos a necessidade de uma reestruturação da capela, onde nosso vice-prefeito Marcelo Alves da Costa fez o protocolo de uma visita técnica, porém, com a troca de gestão no estado não obtivemos resposta. Então este ano entramos novamente com o pedido via departamento de cultura para que esta visita fosse feita para que podemos restaurar a capela via paróquia. E assim fomos atendidos, pela Secretaria de Estado Cultura pelo secretário de estado Allan Kardec, e pelo secretário adjunto José Paulo Traven, e recebemos esta visita em que ficamos sabendo o que pode e o que não pode ser feito por ser um patrimônio tombado pelo estado precisa se manter a estrutura e com todas as orientações e coordenadas vamos levar adiante o projeto para a reestruturação da capela Padre Antônio”, concluiu Gomes.
Assessoria/Caminho Político

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos