Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

"Bento 16 quebra silêncio e defende manutenção do celibato"

Papa Francisco e seu antecessor, papa emérito Bento 16, se abraçamPapa emérito alerta em livro que Igreja não deve se deixar influenciar por "mentiras diabólicas e equívocos", num momento em que o papa Francisco avalia a possibilidade de ordenação de padres casados na Amazônia."Acredito que o celibato" dos sacerdotes "tem um grande significado" e é "indispensável para que o nosso caminho na direção de Deus permaneça o fundamento da nossa vida", defende o papa emérito Bento 16 em um livro escrito em cooperação com um cardeal conservador. Um trecho da obra, a ser lançada nesta semana, foi publicado neste domingo (12/01) pelo jornal francês Le Figaro.
No livro, Bento 16 e o cardeal guineense Robert Sarah defendem ser "urgente, necessário, que todos, bispos, sacerdotes e leigos, redescubram um olhar de fé na Igreja e no celibato sacerdotal que protege o seu mistério". Além disso, citando Santo Agostinho, ambos afirmam: "Não posso ficar calado!".
"Feridos pela revelação de tantos escândalos, desconcertados pelo questionamento constante de seu celibato consagrado, muitos sacerdotes são tentados pelo pensamento de desistir e abandonar tudo", argumentam os autores do livro, intitulado Des profondeurs de nos coeurs (Das profundezas dos nossos corações, em tradução livre).
O texto adverte que a Igreja Católica não deve se deixar influenciar por "maus argumentos, teatralidades, mentiras diabólicas e equívocos em alta que querem desvalorizar o celibato sacerdotal".
De acordo com Bento 16 e Robert Sarah, o casamento requer "o homem como um todo". Como o sacerdócio também reivindica a totalidade do homem, "não parece possível seguir as duas vocações ao mesmo tempo".
Bento 16, de 92 anos, anunciou sua renúncia em 2013, prometendo silêncio e obediência ao sucessor. Ele foi o primeiro papa a fazê-lo desde a Idade Média. Ao se retirar, ele inicialmente se impôs a uma vida de contemplação e calma, mas posteriormente começou a se expressar cada vez mais abertamente sobre questões-chave da Igreja Católica.
Especialistas em Vaticano receberam com surpresa o fato de Bento 16 agora se pronunciar publicamente sobre um assunto de seu sucessor. "A coabitação é difícil se o emérito não respeitar a promessa de retiro e obediência prevista por ele próprio", afirmou no Twitter o jornalista italiano Iacopo Scaramuzzi.
Em outubro passado, bispos católicos recomendaram, durante o Sínodo da Amazônia, a ordenação de homens casados como sacerdotes como uma solução para enfrentar a escassez de clérigos na região - uma proposta histórica que pode pôr fim a séculos de tradição católica romana.
A maioria dos 180 bispos de nove países da Amazônia pediu também ao Vaticano para reabrir um debate sobre a ordenação de mulheres para desempenhar o papel realizado por diáconos, sustentando que "é urgente que a Igreja promova e confira na Amazônia ministérios para homens e mulheres de maneira equitativa", de acordo com o documento final, citado na ocasião pela agência de notícias Associated Press.
As propostas foram inscritas no documento aprovado no final de um sínodo de três semanas sobre a Amazônia, convocado em 2017 pelo papa Francisco, com objetivo de chamar a atenção para as ameaças à floresta tropical e melhorar as condições do sacerdócio junto aos povos indígenas.
O papa Francisco deve tomar nas próximas semanas uma decisão em relação ao assunto.
A Igreja Católica, que incorpora quase duas dezenas de ritos diferentes, já permite padres casados nas igrejas de rito oriental e em casos em que os sacerdotes anglicanos previamente casados se convertem à Igreja. Se Francisco aceitar a proposta do sínodo, porém, será o início de uma nova era para a Igreja Católica de rito latino.
MD/afp/lusa/dpa/cp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos