Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

"O primeiro dia de aula! "

O primeiro dia de aula é um marco na vida da criança e também na vida dos pais. Acompanho diversos casos de pais e mães que estão mais ansiosos do que os próprios filhos. Não tiro a razão, o fato de não ter certeza se ele ficará bem ou se acontecerá algo com a criança é o que causa aflição. Por vezes, parece interminável aquele momento de despedida, quando a professora pega na mãozinha do pequeno e o encaminha para a sala de aula e do outro lado a mamãe e o papai observam aflitos e atentos a qualquer reação. Por outro lado, o receio da criança já é esperado, o importante é que os pais demonstrem confiança e acolhimento na escola, de tal maneira que seja transmitido ao filho a tranquilidade e alegria por iniciar essa nova etapa da vida, a convivência escolar.
Uma dica é visitar a escola antes das aulas para apresentar ao pequeno e já criar uma familiaridade com o ambiente que fará parte de sua rotina. Depois que as aulas começarem, aos poucos, a adaptação será feita, isso ocorre à medida que forem criadas referências lúdicas e associações positivas.
Mas, e para os pais? Alguns não conseguem lidar com a dor da separação, mesmo que seja temporária. O motivo é pelo fato de não aceitarem que o filho está crescendo e em pouco tempo estará construindo a sua independência.
Ao reconhecer o fundamental papel que a escola desenvolve na formação infantil e no desenvolvimento de sua autonomia, onde se aprende a ser independente, a ter convívio social e principalmente educação, é importante a valorização dessa etapa e, consequentemente, do primeiro dia de aula.
Portanto, papais e mamães – analisem seus sentimentos e estudem a forma em que a criança verá suas emoções –, o controle da própria ansiedade na busca do preparo que antecede a entrega do filho à escola, levará ao bom desenvolvimento da autonomia infantil. Fará com que, o soltar das mãos na porta da escola e o encontro com amigos e professores, seja um marco feliz que seu filho viverá em muitos outros primeiros dias de aula. Restando assim, espaço para bons sentimentos: animação, alegria e confiança de que são amados em casa e na escola.
Ivanei Cesar Breda, é representante da Escola Adventista, na Associação Leste Mato-grossense. Formado em Pedagogia, pós-graduado em Gestão Escolar, Administração, Supervisão e Orientação Educacional. E-mail: ivanei.breda@adventistas.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário