SENADO FEDERAL CONTRA A COVID-19

SENADO FEDERAL CONTRA A COVID-19
Acompanhe os números de evolução da doença pelo painel do Ministério da Saúde

A STELMAT visa o fortalecimento dos negócios em governança de TI

A STELMAT visa o fortalecimento dos negócios em governança de TI
Av. Isaac Póvoas, 927, Bairro Goiabeiras

DE OLHO NOS RURALISTAS!

DE OLHO NOS RURALISTAS!
Observatório de agronegócio e políticas ruralistas no Brasil. As notícias com perspectiva social e ambiental.

"Braço Forte do Campo da Cidade e da Forquilha do Manso! Vereador Tito da Forquilha 14.123"

"Braço Forte do Campo da Cidade e da Forquilha do Manso! Vereador Tito da Forquilha 14.123"
"Juntos Somos Mais Fortes

segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

"O primeiro dia de aula! "

O primeiro dia de aula é um marco na vida da criança e também na vida dos pais. Acompanho diversos casos de pais e mães que estão mais ansiosos do que os próprios filhos. Não tiro a razão, o fato de não ter certeza se ele ficará bem ou se acontecerá algo com a criança é o que causa aflição. Por vezes, parece interminável aquele momento de despedida, quando a professora pega na mãozinha do pequeno e o encaminha para a sala de aula e do outro lado a mamãe e o papai observam aflitos e atentos a qualquer reação. Por outro lado, o receio da criança já é esperado, o importante é que os pais demonstrem confiança e acolhimento na escola, de tal maneira que seja transmitido ao filho a tranquilidade e alegria por iniciar essa nova etapa da vida, a convivência escolar.
Uma dica é visitar a escola antes das aulas para apresentar ao pequeno e já criar uma familiaridade com o ambiente que fará parte de sua rotina. Depois que as aulas começarem, aos poucos, a adaptação será feita, isso ocorre à medida que forem criadas referências lúdicas e associações positivas.
Mas, e para os pais? Alguns não conseguem lidar com a dor da separação, mesmo que seja temporária. O motivo é pelo fato de não aceitarem que o filho está crescendo e em pouco tempo estará construindo a sua independência.
Ao reconhecer o fundamental papel que a escola desenvolve na formação infantil e no desenvolvimento de sua autonomia, onde se aprende a ser independente, a ter convívio social e principalmente educação, é importante a valorização dessa etapa e, consequentemente, do primeiro dia de aula.
Portanto, papais e mamães – analisem seus sentimentos e estudem a forma em que a criança verá suas emoções –, o controle da própria ansiedade na busca do preparo que antecede a entrega do filho à escola, levará ao bom desenvolvimento da autonomia infantil. Fará com que, o soltar das mãos na porta da escola e o encontro com amigos e professores, seja um marco feliz que seu filho viverá em muitos outros primeiros dias de aula. Restando assim, espaço para bons sentimentos: animação, alegria e confiança de que são amados em casa e na escola.
Ivanei Cesar Breda, é representante da Escola Adventista, na Associação Leste Mato-grossense. Formado em Pedagogia, pós-graduado em Gestão Escolar, Administração, Supervisão e Orientação Educacional. E-mail: ivanei.breda@adventistas.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos