
Ir a um consultório odontológico, por exemplo, é um desafio enfrentado por muitos daqueles que sequer sofrem de transtornos de ansiedade. De acordo com pesquisa realizada pela British Dental Health Foundation, 36% dos pacientes afirmam que o medo é o principal motivo para não irem regularmente a um profissional. A odontofobia é uma realidade em todo o mundo. Um transtorno mental pode agravar ainda mais a situação.
É importante, portanto, que os profissionais tenham sensibilidade e possam reconhecer sintomas, acalmar pacientes e falar que vai ficar tudo bem. Informar o que está fazendo e qual a previsão, em horas ou minutos, de um procedimento odontológico também é uma dica importante quando o tema é a saúde mental.
Precisamos ficar atentos. Apoiar as pessoas ao nosso redor e nossos pacientes é um caminho seguro e certeiro para uma Odontologia mais humana. Mas, mais do que isso, para uma sociedade mais humana, mais solícita, que escute mais e também apoie mais uns aos outros.
Juntos sempre seremos mais fortes.
E, se quiserem saber mais sobre a campanha Janeiro Branco, o site http://janeirobranco.com.bré bastante completo em relação a dicas e objetivos da ação.
Sandro Stefanini é cirurgião-dentista em Mato Grosso, professore de Odontologia e está como presidente do Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT).
Nenhum comentário:
Postar um comentário