Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

"LIVRAMENTO: Carnaval Banana-Folia de Livramento"

“Prefeitura concentra esforços para que festejo aconteça num clima de segurança, tranquilidade e muito lazer para aqueles que prestigiarem o evento.” A Prefeitura de Nossa Senhora do Livramento está finalizando os preparativos para realizar o tradicional carnaval de rua do município: o Banana-Folia 2020. O festejo do reinado de momo acontece nos dias 22, 23 e 24 de fevereiro, na Praça de Eventos - Fernando de Barros. Serão três noites de muita folia e animação com bandas e shows musicais, e artistas convidados. No sábado (22) e segunda-feira (24), o Banana-Folia começa a partir das 21h00, e no domingo (23), a partir das 17h00, onde a programação é especial com matinê ao ritmo de musica ao vivo. Este ano tem novidade. No Domingo (23), enquanto a galera se diverte ao ritmo da matinê, num espaço ao lado acontece a ‘Feira É de Livramento’, - edição especial de Carnaval. Neste dia a abertura do carnaval acontece as 17h00.
Desfile de Blocos. No sábado e segunda-feira haverá desfile de blocos carnavalescos na praça, que também contará todos os dias com área de lazer infantil, praça de alimentação, bares e lanchonetes, e sanitários adequados.
De acordo com o secretário municipal de Cultura e Turismo José Eugênio Maciel, “tudo vem sendo pensado e construído para que os foliões vivenciem durante a festa, um clima de segurança, tranquilidade e muito lazer. Aqueles que prestigiarem o evento não irão se arrepender já que os nossos esforços estão voltados para um carnaval puramente familiar. Também vale destacar que o nosso carnaval papa-banana é uma grande manifestação popular e cultural, pois une uma grande diversidade de estilos, manifestações artísticas e ritmos musicais em um só lugar.”
O Banana-Folia faz parte do calendário anual das atividades culturais e turísticas de Nossa Senhora do Livramento. A proposta da atual gestão municipal é implementar um carnaval popular, tornando-o referencial para a cultura e a história do centenário município prestes a completar em maio 290 anos de existência. Além do fator cultural, também existe o social, o econômico e o turístico, já que promove o aquecimento da economia gerando renda para a comunidade.
“Nós estamos trabalhando para oferecer a melhor infraestrutura possível para aqueles que nos visitarem nos três dias de festas. Estamos firmando parcerias para realizar o melhor e mais animado carnaval do estado. Por isso estamos oferecendo este ano uma programação diferenciada de todas as outras edições anteriores do carnaval. No domingo, dia 23 será dedicado às famílias papa-bananas, mato-grossenses e todos aqueles que têm vínculo ou afinidade com a nossa terra”, acrescentou o prefeito municipal Silmar de Souza (DEM).
Horário
Nos dias 22 e 24 (sábado e segunda-feira), começa sempre às 21h00 e no domingo (23), às 17h00 com matinês infantis com musica ao vivo. Porém, o repertório de abertura para todos os dias será através das marchinhas populares. “Queremos a participação de todos os livramentenses e mato-grossenses de maneira em geral na participação desta festa familiar que esta sendo organizada com muito carinho pela comissão organizadora do carnaval 2020. Enfim, Livramento te espera de braços abertos. Venha participar desta grande festa que é o Banana-Folia feita especialmente para você”, concluiu Eugênio.
Feira ‘É de Livramento’ inserida no Carnaval
Este evento acontece mensalmente e também provoca um grande fluxo de visitantes ao município dos papa-bananas e causa consequências positivas, pois, fomenta as vendas dos produtos da agricultura familiar, gastronomia e artesanatos, e ainda aquece outras vendas no comercio da cidade. No carnaval deste ano ela será inserida no domingo (23). Enquanto a galera se diverte ao ritmo da matinê, num espaço ao lado acontece a ‘Feira É de Livramento’, - edição especial de Carnaval. Aqui a abertura acontece as 17h00.
Produtos atrativos da ‘Feira É de Livramento’
Tudo aquilo que o município tem melhor e produzido pelos pequenos produtores rurais como: hortaliças (inúmeras variedades), frutas, bananas, mandioca, abobora, doces, queijos, galinha caipira, peixes, salgados, bolos, tortas, licores, frutas cristalizadas, pães caseiros, etc. Tudo proveniente do campo.
Gastronomia
Variedades da culinária local em pratos típicos como a paçoca de pilão com o arroz maria isabel, costelinha de porco com arroz, galinha caipira com arroz, pacu seco com arroz, mojica de pintado, peixe a palito, croquete e quibe de peixe. Também outros pratos como a lasanha, panqueca, escondidinho de carne seca, pizzas, cachorro-quente, pastéis, hambúrguer caseiro e sorvetes. Tudo acompanhado por profissionais orientados pelo Sebrae, para garantir a qualidade dos produtos.
Artesanato
Diversidade em produtos como: imagens sacras, artesanatos diversos em tricô, crochê, artesanatos em madeiras, souvenir etc. Tudo produzido por artesões papa-bananas.
Elizeu Silva/Caminho Político

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos