
Todas elas são preparadas para receber o descarte de garrafas pet, latas de alumínio, embalagens de aço e tetra pak e copos descartáveis, todos com código de barras. Ao atingir 80% da capacidade de acondicionamento, um sensor emite um aviso da necessidade de realização da coleta. A partir disso, todos os materiais recolhidos são destinados às cooperativas que atuam em parceria com a Prefeitura.
“São 4.200 embalagens que tiveram a destinação correta e não foram parar, por exemplo, no Rio Cuiabá. As máquinas são uma novidade que a população ainda está conhecendo e o Município também trabalha para melhorar o funcionamento. Então, enxergamos esse primeiro mês como extremamente positivo e acreditamos que a participação popular aumentará ao longo do ano”, comenta o gestor de Sustentabilidade, Alex Vieira.
COMO PARTICIPAR?
A cooperação popular dentro do programa é extremamente simples e gratuita. Na própria máquina, no site www.cuiaba.mt.gov.br/cuiaba-recicla/ ou no aplicativo Retorna Machine (disponível para Android e IOS), o cidadão efetua o seu cadastro no Cuiabá Recicla. A partir disso, sempre que depositar uma embalagem no compartimento, os pontos são direcionados para a conta ativada.
Cada material equivale a uma pontuação. Ou seja, alumínio vale 15 pontos, aço 10 pontos, pet 10 pontos e tetra pak cinco pontos. “O cidadão que participa de um projeto como este só tem benefícios. Ele consegue ter algumas vantagens para usar no seu dia a dia, ajuda o meio ambiente e, por fim, ainda contribui com a inclusão dos trabalhadores da coleta seletiva”, destaca Alex.
Assessoria/Caminho Político
Nenhum comentário:
Postar um comentário