Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

"MP com regra de quarentena de pacientes deve ser enviada ainda hoje, diz Onyx"

Ministro-Chefe da Casa Civil do Brasil, dep. Onyx Lorenzoni, concede entrevistaA medida permitirá a repatriação de brasileiros que estão em Wuhan, cidade chinesa onde o surto de coronavírus teve origem.O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou há pouco que o Executivo deve enviar ainda hoje ao Congresso Nacional (3) uma medida provisória com regras para quarentena de pacientes. A medida é necessária para que o governo possa repatriar brasileiros que estão em Wuhan, cidade chinesa onde o surto de coronavírus teve origem.
"O importante é que não virá para o Brasil nenhuma pessoa com qualquer suspeita. As pessoas que virão serão assintomáticas", disse Onyx, em entrevista após a sessão de abertura do ano legislativo do Congresso. Segundo ele, uma equipe médica irá à China para fazer um triagem de quem deverá voltar ao Brasil. A seleção, de acordo com o ministro, é para salvaguardar a população brasileira como um todo, a fim de que o vírus não chegue ao País.
Para a presidente da Frente Parlamentar Mista da Saúde, deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC), a legislação atual, seja em leis ou normas infralegais, já dá "proteção jurídica" para lidar com o procedimento de quarentena de pacientes. "Porém, a Casa está preparada se o Executivo quiser nos mandar algum texto, um PL em regime de urgência, vamos implementar", disse.
Números
Conforme o Ministério da Saúde, o Brasil tem 16 casos suspeitos, nenhum confirmado. Metade dos pacientes está em São Paulo. Há suspeitas também no Ceará (1), Paraná (1), Santa Catarina (2) e Rio Grande do Sul (4).
A quarentena deverá durar de 14 a 21 dias. Autoridades dos ministérios da Defesa e da Saúde visitarão bases militares brasileiras para definir onde os brasileiros ficarão acomodados.
De acordo com o Organização Mundial da Saúde (OMS), até esta segunda-feira foram confirmados 17.391 casos de infecção pelo coronavírus no mundo, com 362 mortes, das quais 361 ocorreram na China e uma nas Filipinas.
Reportagem - Tiago Miranda
Edição - Marcelo Oliveira
Caminho Político

Nenhum comentário:

Postar um comentário