Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

domingo, 23 de fevereiro de 2020

"Projeções dão vitória a Bernie Sanders na prévia democrata de Nevada"

Senador Bernie Sanders levanta o punho à frente de pessoas exibindo seu nome em cartazesSenador progressista lidera com ampla margem após contagem de metade dos votos. Ex-vice-presidente Joe Biden obtém segundo lugar, dando sobrevida à sua campanha à Casa Branca após fracasso em duas primárias seguidas.Projeções indicam que o progressista Bernie Sanders obteve uma vitória decisiva na primária do estado de Nevada, que pode consolidar sua liderança em direção à nomeação democrata para enfrentar o presidente americano, Donald Trump, na eleição de novembro. Após a contagem de 50% dos votos, Sanders liderava com ampla margem, com 46,6%, segundo informações divulgadas neste domingo (23/02) pela emissora CNN e os jornais The New York Times e The Washington Post. O ex-vice-presidente dos EUA Joe Biden vinha distante, em segundo lugar, com apenas 19,2%.
O ex-prefeito Pete Buttigieg, obteve 15,4%, enquanto a senadora Elizabeth Warren, 10,3%. A senadora Amy Klobuchar e o bilionário ativista Tom Steyer conseguiram em torno de 4% dos votos. Ainda não haviam sido divulgados dados oficiais da votação pelo Partido Democrata.
Sanders, de 78 anos, que chama a si mesmo de "democrata socialista", defende políticas progressistas, incluindo assistência médica universal, aumento de taxação sobre riqueza e corporações e do salário mínimo.
Caso sua vitória seja confirmada nesta que foi a terceira votação interna do Partido Democrata para definir seu representante na corrida à Casa Branca, após as prévias de Iowa e New Hampshire, o senador do estado de Vermont pode aumentar sua vantagem antes das prévias da chamada "Super Terça-feira" agendadas para 3 de março, dia em que 14 estados votam simultaneamente.
O bom desempenho de Sanders em Nevada foi impulsionado por votos de uma parcela diversificada de eleitores jovens e de meia-idade, latinos, sindicalistas e mulheres brancas com formação superior, de acordo com a agência Edison Research, mostrando sinais de que há uma expansão do apoio à sua candidatura para além do seus núcleo de apoiadores de longa data.
"Reunimos uma coalizão multigeracional e multirracial que não apenas vencerá em Nevada, mas também varrerá o país", disse Sanders a uma multidão de apoiadores em San Antonio, Texas.
O ex-vice-presidente Biden pareceu ter conseguido um resultado satisfatório, urgentemente necessário para sua candidatura após performances ruins nas duas primeiras primárias, em Iowa e New Hampshire.
"A imprensa está pronta para declarar as pessoas mortas rapidamente, mas estamos vivos e voltamos e vamos vencer", disse Biden na noite de sábado a uma plateia de apoiadores em Las Vegas.
MD/rtr/afp/cp

Nenhum comentário:

Postar um comentário