Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

"SAÚDE PÚBLICA: Dr. Leonardo cobra do MS reconhecimento da profissão Técnico em Agente Comunitário de Saúde"

A reivindicação de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) de Mato Grosso pelo reconhecimento técnico da profissão foi pauta de uma nova reunião em Brasília, liderada pelo deputado federal Dr. Leonardo (Solidariedade-MT). Presidente da Frente Nacional em Defesa dos profissionais, o parlamentar cobrou, nesta semana, um posicionamento do Ministério da Saúde.
Na Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGETS), Dr. Leonardo lembrou que na semana passada fez a mesma reivindicação ao Ministério da Economia, para celeridade na apreciação do pedido de regulamentação da profissão. O MS observou que aguarda parecer da equipe econômica do governo e que a tramitação da demanda é vista com urgência por abranger profissionais importantes para o programa de saúde da família.
“Em Mato Grosso, muitos profissionais já se profissionalizaram, estamos à frente de muitos Estados nessa organização. Por isso, estamos cobrando o reconhecimento da profissão Técnico em Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate às Endemias. É importante esse nosso trabalho de interlocução entre dois ministérios para que a burocracia não atrase ainda mais o reconhecimento”, explicou Dr. Leonardo.
Centenas de profissionais em Mato Grosso que concluíram o Curso Técnico de ACS e ACE aguardam a Classificação Brasileira de Ocupação. A CBO é um reconhecimento da existência de ocupações no mercado de trabalho brasileiro e é viabilizada pela Subsecretaria de Políticas Públicas do Governo Federal.
Dr. Leonardo vem trabalhando a pauta em conjunto com a presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Mato Grosso (Sindacse-MT), Dinorá Magalhães. O parlamentar foi presidente da Frente Estadual em Defesa dos ACS e ACEs.
O Programa de Formação Técnica para Agentes de Saúde (PROFAGS) visa preparar profissionais para atuarem como técnicos de nível médio junto às equipes multiprofissionais que desenvolvem ações de cuidado e proteção à saúde de indivíduos e grupos sociais, em domicílios e coletividades.
Assessoria/Caminho Político
Fanpage - Facebook: Dr Leonardo
Instagram: @Drleonardomt

Nenhum comentário:

Postar um comentário