Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

domingo, 23 de fevereiro de 2020

"Social-democratas vencem em Hamburgo'

Homem e duas mulheres comemoram vitória em palco com sigla SPD ao fundoApesar de baixas em relação a 2015, SPD deve manter a prefeitura da metrópole no Norte alemão. Verdes têm ótimo desempenho. Escândalo na Turíngia custou votos a liberais, democratas-cristãos e populistas de direita. O Partido Social-Democrata (SPD), representado pelo prefeito Peter Tschentscher, venceu neste domingo (23/02) as eleições municipais em Hamburgo com quase 38% dos votos, segundo as primeiras projeções de boca de urna. O Partido Verde vem atrás, com 25,5%. A conservadora União Democrata Cristã (CDU) apresentou queda recorde na cidade hanseática, ficando apenas com 11% nas urnas, limitando-se portanto a 15 ou 16 mandatos na próxima Câmara municipal. Paul Ziemiak, secretário-geral da legenda da chefe de governo Angela Merkel, justificou o mau desempenho com o escândalo eleitoral na Turíngia.
A crise política nesse estado do Leste Alemão foi desencadeada quando, no início de fevereiro, Thomas Kemmerich foi eleito governador com votos de seu próprio Partido Liberal Democrático (FDP), da CDU e da populista de direita Alternativa para a Alemanha (AfD) – quebrando o tabu político no país contra a colaboração com representantes da extrema direita. Kemmerich acabou renunciando, e foram marcadas novas eleições.
De volta a Hamburgo, tanto a AfD quanto o FDP estão ameaçados de ficar fora do parlamento municipal. Segundo as projeções, os liberais contariam apenas 5% dos votos – percentagem exata para ingresso no órgão –, enquanto os populistas se limitariam a 4,9%. "Os agitadores e alarmistas estão de fora", festejou no Twitter o ministro alemão do Exterior, Heiko Maas (SPD), sem mencionar diretamente a AfD.
Apesar da vitória, os social-democratas sofreram baixas significativas na metrópole do Norte da Alemanha. No último pleito, em 2015, eles haviam ficado com 46,6%. Por sua vez seus parceiros de coalizão, os verdes, quase dobraram seu desempenho anterior nas urnas, que fora de 12,3%.
AV/rtr,ard,dpa/cp

Nenhum comentário:

Postar um comentário