Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

"SOLENIDADE: Bope comemora 32º aniversário com homenagens aos “caveiras” pioneiros"

Além de desfile militar com a tropa do Bope, a solenidade alusiva ao aniversário homenageará autoridades militares e civis.O 32º aniversário de criação do Batalhão de Operações Policiais Especiais da Policia Militar (Bope) será celebrado nesta quinta-feira (20.02), às 8h30, na sede da unidade especializada, em Cuiabá. Homenagens aos policiais pioneiros das operações especiais e desfile militar da tropa farão parte da cerimônia. Além de desfile militar com a tropa do Bope, a solenidade alusiva de aniversário homenageará autoridades militares e civis. A primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, será uma das homenageadas e receberá a medalha Mérito Policial Especial, honraria de reconhecimento pela dedicação, colaboração, esforço e zelo pelas operações especiais. Policiais que fizeram ou fazem parte da construção do Bope também serão homenageados.

Criado em fevereiro de 1988, o Bope da Polícia Militar de Mato Grosso integra o Comando Especializado (Cesp), atuando em ocorrências de maior complexidade e potencial ofensivo, como roubo a banco, tráfico de drogas, assalto com refém, além das ações criminosas envolvendo o uso de artefato explosivo.
O batalhão conta atualmente com 118 policiais divididos em especificidades de emprego na unidade. Um dos mais antigos “caveiras” da unidade, o atual comandante do Bope, tenente-coronel Ronaldo Roque, destaca que ao longo dos anos, o Bope passou por importantes transformações em momentos distintos.
“Desde a criação da unidade, vimos a necessidade e a importância da tropa em buscar ser diferenciada. Nesse período fomos evoluindo, de acordo com as demandas que surgiam, com a busca de conhecimento por meio da qualificação do efetivo, a busca de intercâmbios com outras unidades policiais e, principalmente, a criação de doutrinas de emprego tático voltado para as atividades de operações especiais”, explica o tenente-coronel Roque.
A busca da tropa de operações especiais por cursos nos mais diversos estados do Brasil, de 2004 até os dias atuais, também é um diferencial. Houve uma intensificação na qualificação e aprimoramento tático de ações especiais.
O aprimoramento técnico e a evolução da doutrina de operações policiais especiais fizeram do Bope de Mato Grosso um dos disseminadores do Esquadrão Antibombas e das equipes de negociadores de tomada de refém. Também é referência nacional na formação de atiradores policiais de precisão (snipers), contribuindo com a formação de centenas de militares de todas as regiões do Brasil.
Serviço
Solenidade de 32º aniversário do Batalhão de Operações Policiais Especiais da PM
Local: Avenida Rubens de Mendonça (Av. CPA), bairro Centro América, Cuiabá.
Data e horário: 20 de fevereiro (quinta-feira), às 8h30.
Greyce Lima/Caminho Político

Nenhum comentário:

Postar um comentário