Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quinta-feira, 5 de março de 2020

"Brasil confirma quarto caso de coronavírus"

Tubo com etiqueta com os dizeres Covid-19 sobre bandeira do BrasilExame de contraprova confirma infecção em menina de 13 anos que vive em São Paulo e viajou recentemente à Itália. Como ela não apresenta sintomas, governo chegou a considerar não listá-la como caso confirmado.O resultado do exame de contraprova feito em uma menina de 13 anos que vive em São Paulo e esteve na Itália deu positivo para o novo coronavírus, informou o Ministério da Saúde nesta quinta-feira (05/03). Assim, já são quatro casos confirmados de Sars-CoV-2 no Brasil. A adolescente retornou da Europa no último domingo e foi atendida na Beneficência Portuguesa, na capital paulista, na terça-feira. O hospital coletou amostra para um primeiro exame, realizado pelo Laboratório Fleury, e o teste de contraprova feito pelo Instituto Adolf Lutz confirmou o resultado.
Primeiramente, o governo havia dito que o registro não seria listado como caso confirmado por não preencher a definição da doença covid-19, já que a menina não apresenta sintomas como febre e tosse seca.
"Segundo critérios técnicos, embora tenha confirmado a presença do vírus, um portador assintomático não cumpre a definição de caso, o que incluiria febre associada a mais um sintoma respiratório. Portanto, esse não será somado aos casos confirmados", dissera a pasta em nota.
Contudo, após reunião com especialistas, o ministério voltou atrás e decidiu confirmar o caso. Além de o teste ter dado positivo para o vírus e a adolescente ter estado em uma área de alta transmissão, a mudança de posição se deveu ao fato de a paciente ter tomado remédios que podem ter escondido os sintomas e à possibilidade de ela ainda vir a apresentá-los.
Em nota mais cedo, a pasta informou que estuda a infecção assintomática em conjunto com as secretarias estadual e municipal de Saúde de São Paulo. "Outras análises estão sendo realizadas, que devem mostrar situações como carga viral e potencial de transmissão, supressão de sintomas por uso de medicamentos e histórico dos familiares que a acompanharam na viagem", diz o texto.
Segundo a imprensa brasileira, a adolescente esteve em Milão e na região de Dolomitas, perto da fronteira com a Áustria. Ali, ela foi internada em um hospital por uma lesão no joelho, onde pode ter ingerido medicamentos que esconderam os sintomas de covid-19.
Não há recomendação para que pessoas assintomáticas sejam testadas para o coronavírus, portanto não ficou claro por que a menina passou pelos exames. Possivelmente tenha sido porque ela esteve internada em área de alta transmissão ou porque os testes eram necessários para determinados procedimentos médicos futuros.
O terceiro caso de coronavírus no Brasil havia sido confirmado na quarta-feira – um paciente colombiano de 46 anos, que também mora em São Paulo. Ele viajou recentemente para a Europa, com passagens pela Itália, Alemanha, Espanha e Áustria.
Os outros dois casos, confirmados no fim de fevereiro, são homens de 32 e 61 anos, ambos residentes em São Paulo e que também estiveram na Itália recentemente.
O Ministério da Saúde monitora ainda 531 casos suspeitos de infecção, enquanto outros 315 foram descartados por exames laboratoriais.
Em todo o mundo, o vírus já infectou mais de 95 mil pessoas, e o número de mortes ligadas à doença ultrapassou 3.200, chegando a mais de 80 países e territórios até esta quinta-feira.
A doença se alastra atualmente com mais rapidez no exterior do que na China, epicentro do surto, onde 31 novas mortes e 139 casos foram confirmados nesta quinta. A cifra no país asiático é agora de 3.012 mortes e mais de 80 mil infecções.
EK/afp/abr/ots/cp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos