Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

quarta-feira, 25 de março de 2020

CORONAVÍRUS: "Neste momento grave, o país precisa de uma liderança séria", diz Alcolumbre

Davi AlcolumbreEm reação a pronunciamento de Bolsonaro sobre a pandemia do coronavírus, presidente do Senado afirma que país espera do líder do Executivo "seriedade e responsabilidade" e que não "não é momento de ataque à imprensa". O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM), e o vice-presidente da Casa, Antonio Anastasia (PSD), divulgaram na noite desta terça-feira (24/03) uma nota em reação ao pronunciamento em que o presidente Jair Bolsonaro voltou a minimizar a pandemia de covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus.
"Neste momento grave, o país precisa de uma liderança séria, responsável e comprometida com a vida e a saúde da sua população. Consideramos grave a posição externada pelo presidente da República hoje, em cadeia nacional, de ataque às medidas de contenção", diz a nota assinada por Alcolumbre a Anastasia.
Segundo o presidente o vice do Senado, a posição de Bolsonaro está "na contramão das ações adotadas em outros países e sugeridas pela própria Organização Mundial da Saúde (OMS)" e "não é momento de ataque à imprensa e a outros gestores públicos".
Em seu terceiro pronunciamento em menos de 20 dias, Bolsonaro acusou atacou a imprensa e acusou os meios de comunicação de espalharem "histeria" no país e criticou medidas aplicadas por governadores para conter o avanço do surto do coronavírus Sars-Cov-2.
O presidente voltou a chamar a covid-19 de "gripezinha" e afirmou que idosos são o grupo de risco, alegando que mortes entre menores de 40 anos são raras e que 90% da população não apresentará sintomas da doença se for infectada.
"Algumas poucas autoridades estaduais e municipais devem abandonar o conceito de terra arrasada, a proibição de transportes, o fechamento de comércio e o confinamento em massa" afirmou Bolsonaro.
Em resposta às declarações do presidente, Alcolumbre e Anastasia afirmaram ser "momento de união, de serenidade e equilíbrio, de ouvir os técnicos e profissionais da área para que sejam adotadas as precauções e cautelas necessárias para o controle da situação, antes que seja tarde demais".
"A nação espera do líder do Executivo, mais do que nunca, transparência, seriedade e responsabilidade. O Congresso continuará atuante e atento para colaborar no que for necessário para a superação desta crise", concluíram na nota.
Durante o pronunciamento de Bolsonaro, pelo oitavo dia consecutivo, ocorreram panelaços contra o presidente em várias cidades do país, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília.
Após uma viagem oficial aos Estados Unidos, 23 integrantes da comitiva que viajou com o presidente foram diagnosticados com o novo coronavírus. Bolsonaro chegou a fazer dois testes para a covid-19, que, segundo ele, deram negativo. Ele se recusa a mostrar os resultados.
Depois de uma decisão da Justiça Federal, o hospital que atendeu Bolsonaro liberou para a Secretária de Saúde do Distrito Federal a lista dos 17 infectados. No documento, porém, dois nomes foram omitidos.
De acordo com o Ministério da Saúde, até esta terça-feira foram contabilizados 2.201 casos e 46 mortes em decorrência da covid-19.
LPF/ots/cp

Nenhum comentário:

Postar um comentário