Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

segunda-feira, 23 de março de 2020

"Novas medidas protetivas e preventivas são tomadas pela Secretaria de Saúde de Vera"

A Secretaria, UBSs, Farmácia, Laboratório, Centro de Reabilitação e Pronto Atendimento terão mudanças na forma de atendimento aos pacientes. Na manhã desta segunda-feira (23) juntamente com o decreto de Nº 026/2020 foi emitida pela Prefeitura Municipal de Vera através da Secretaria de Saúde e Saneamento a portaria e nº 0204/2020 considerando a necessidade de tomar medidas temporárias e emergenciais de prevenção do contágio do coronavírus em todas as unidades municipais de saúde, para proteger a saúde dos usuários e dos servidores municipais os quais estão na linha de frente do atendimento aos pacientes. Para explicar as medidas tomadas o secretário de saúde Waldir Alessandro Gabriel, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica e da Atenção Básica Ivânia Totti Ferreira e a Silvana Ávila que é da central de regulação deram uma entrevista coletiva.
“Estamos tomando algumas medidas necessárias para o combate à pandemia do coronavírus. Estamos trabalhando desde sexta-feira à noite até agora realizando reuniões para definir essas medidas. Primeiramente quero iniciar pedindo à população que colabore conosco e fique em casa, pois neste momento essa é a melhor forma de prevenção ao contágio do coronavírus. Só procurem as unidades de saúde UBS 1 e 2 e Pronto Atendimento se for de extrema necessidade, porque lá o risco é muito grande. Entre as medidas que tomamos esta as mudanças do atendimento nas unidades. O Centro de Reabilitação (Fisioterapia) vai atender somente os casos de urgência e com horário marcado. As UBS 1 Sol Nascente e 2 Vida Nova terão duas pessoas nas portas atendendo a população, fazendo a triagem e orientação. A Farmácia Municipal vai atender a todos mais com a restrição de número de pacientes. Vai entrar de dois em dois para retirar os medicamentos para evitar tumulto. Se você chegar na farmácia e tiver fila, não fique na fila vá embora e volte depois para pegar o seu medicamento essa é a nossa orientação.”, destacou Waldir.
Gabriel explicou ainda sobre o atendimento no restante das unidades de saúde de Vera. “A Secretaria de Saúde vai atender normalmente, mas também com restrição do número de pessoas no seu interior. A equipe NASF estará nos ajudando nos atendimentos na Secretaria. O pessoal da Endemias juntamente com a Vigilância Sanitária estarão trabalhando de forma normal e integral para combater a dengue no nosso município. No laboratório também serão feitos apenas exames e urgência e emergência e as pessoas entrarão também de dois em dois. O Pronto Atendimento (P.A) serão atendidos apenas casos de urgência e emergência. No final de semana mais de 500 pessoas foram atendidas no PA. Então só procurem as unidades se houver extrema necessidade. Neste período de quarentena vamos manter as UBSs abertas aos fins de semana sábados e domingos na parte da manhã até meio dia”, ressaltou o secretário.
Ele ainda fez um apelo para que as pessoas não acreditem em boatos. “Estamos trabalhando pensando em vocês munícipes de Vera, para resguardar a saúde de cada um de vocês. E estamos trabalhando de forma transparente para que as informações cheguem até vocês. Se tiver algum caso positivo nós iremos falar aqui, é através de nós que vocês vão ficar sabendo. Não é através de whatsapp, de facebook, de vizinho ou vizinha falar que aqui tem casos de coronavírus. Aqui ainda não tem nenhum caso de coronavírus, graças a Deus. E nós contamos com ajuda de todos. E peço que as pessoas que estão chegando de viagem por favor fiquem suas casas entrem em quarentena. Mesmo que tenha ido a Sinop ou a Sorriso fiquem em casa”, concluiu o gestor da pasta.
Silvana Ávila que é da Central de Regulação explicou que neste momento os exames e as viagens para realizar consultas estão suspensos. “Hoje estamos passando por um momento bem difícil os hospitais regionais de Sinop e Sorriso, as clínicas e hospitais particulares cancelaram todos os atendimentos eletivos. Desde sexta-feira (20) a gente está recebendo ofícios de que não estão recebendo eletivo. A gente sabe que têm pacientes aguardando exames e consultas. Pacientes urgentes que estão precisando, só que não tem como realizar atendimento eletivo neste momento devido à pandemia os médicos cancelaram os atendimentos então não estão sendo feitos”, expôs Silvana.
Assessoria/Caminho Político

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos