Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

quarta-feira, 18 de março de 2020

"PANDEMIA: Pacientes com Doenças Inflamatórias Intestinais não devem interromper tratamento'

Na dúvida neste momento de pandemia do coronavírus, pacientes que tomam imunodepressores ou corticoides devem procurar orientações com o seu especialista. O coloproctologista Mardem Machado, responsável técnico pelo Instituto de Gastro e Proctologia Avançada (IGPA), com sede em Cuiabá (MT), orienta pacientes que tomam medicamentos imunodepressores ou imunomoduladores, a exemplo dos portadores de Doenças Inflamatórias Intestinais (DIIs), a não suspenderem tratamento e a procurarem o especialista que os acompanha para orientações. A manifestação do coloproctologista vem em adesão ao manifesto divulgado as Sociedades Brasileiras de Reumatologia (SBR), Dermatologia (SBD) e o Grupo de Estudos da Doença Inflamatória Intestinal do Brasil (GEDIIB) com o anúncio da pandemia de infecção causada pelo novo coronavírus pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Até o momento não existem informações suficientes a respeito do efeito do uso destas medicações em uma possível infecção pela Covid-19.
Visualização da imagem“Deste modo, orientamos todos os pacientes em uso de imunossupressores a entrarem em contato com seu médico assistente, caso apresente sintomas como tosse persistente, febre e dispneia, a fim de receber orientações sobre como proceder em relação às suas medicações”, retransmite Dr. Mardem Machado.
Sobre as DIIs
Doença inflamatória intestinal (DII) é um termo genérico usado para descrever distúrbios que envolvem inflamação crônica do trato digestivo. Os tipos mais comuns são a Colite Ulcerativa e a Doença de Crohn.
Colite Ulcerativa provoca inflamação de longa duração e feridas (úlceras) no revestimento interno do intestino grosso (cólon) e reto.
A Doença de Crohn é uma DII caracterizada pela inflamação do revestimento do trato digestivo, que muitas vezes se espalha profundamente nos tecidos afetados.
Tanto a colite ulcerativa quanto a doença de Crohn geralmente tem como sintomas comuns a diarreia grave, dor abdominal, fadiga e perda de peso. Consulta com especialista e exames são necessários para o diagnóstico e tratamento.
Sandra Carvalho/Caminho Político

Nenhum comentário:

Postar um comentário