Complexo Hospitalar de Cuiabá

Complexo Hospitalar de Cuiabá
CENTRAL DE ATENDIMENTO 55 65 3051-3000

Águas Cuiabá

Águas Cuiabá
Av. Gonçalo Antunes de Barros, 3196 - Carumbé Av. Gonçalo Antunes de Barros, 3196 - Carumbé 78050-667 - Cuiabá / MT 0800 646 6115

Prefeitura de Várzea Grande

Prefeitura de Várzea Grande
AV. CASTELO BRANCO, 2500 - CENTRO SUL, VÁRZEA GRANDE

Tribunal de Contas de Mato Grosso - Presidente Dr. Guilherme Maluf

Tribunal de Contas de Mato Grosso - Presidente Dr. Guilherme Maluf
Rua Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, - Ed. Marechal Rondon - Centro Político Administrativo - Cuiabá-MT

segunda-feira, 16 de março de 2020

"Por vídeoconferência, secretária do TCE-MT ministra palestra no Ouvidoria Day do TCM-PA"

A secretária de Articulação Institucional e Desenvolvimento da Cidadania do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), Cassyra Vuolo, participou do Ouvidoria Day, evento em comemoração ao Dia do Ouvidor, realizado pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará (TCM-PA) nessa segunda-feira (16). Por meio de videoconferência, a secretária ministrou a palestra com o tema "Ouvidoria: O que tenho a ver com isso?", ressaltando a relevância do controle social e
da transparência pública e, ao mesmo tempo, demonstrando a importância da tecnologia para encurtar distâncias e compartilhar conhecimento. A palestra de Cassyra Vuolo seria presencial, mas a viagem ao Pará acabou sendo cancelada em virtude das recomendações de prevenção ao novo coronavírus.
Na oportunidade, a secretária abordou, dentre outros tópicos, a cidadania, a democracia no Estado Democrático de Direito e os tipos de controle existentes: o controle externo, como um instrumento de cidadania, o controle interno, para controle de gestão, e o controle social, como pressuposto da democracia.
Visualização da imagem"O controle social é o direito e dever que o cidadão e a sociedade possuem para acompanhar, propor e controlar a aplicação dos recursos públicos, bem como para avaliar as ações dos governantes e a ouvidoria é um instrumento de controle social e de transparência, que contribui para o fortalecimento da democracia, por meio da participação social na gestão dos recursos públicos", ressaltou ela.
Cassyra Vuolo pontuou ainda que as ouvidorias foram criadas pela própria Constituição Federal e se transformaram em um canal de aproximação, de aperfeiçoamento da gestão, de qualificação de políticas públicas, não apenas para denúncias, mas também para sugestões e elogios.
Ministrando uma palestra por meio de videoconferência pela primeira vez, a secretária também destacou a importância da tecnologia. "Isso nos mostra como temos condições de utilizar a tecnologia ao nosso favor, aproximando as pessoas, reduzindo as distâncias e fazendo com que, por meio dela, possamos compartilhar conhecimento, aprender. Quando a tecnologia é utilizada ao nosso favor, ela é uma ferramenta fantástica. Foi um desafio, mas todos os desafios são bons, pois nos fazem pensar em ser diferente do que somos".
Ouvidoria Day no TCE-MT
O Ouvidoria Day também estava programado para ser realizado no Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) nessa segunda-feira. No entanto, o evento acabou sendo cancelado por prevenção ao novo coronavírus, que tem se espalhado no Brasil e no Mundo, e nova data deve ser anunciada em momento oportuno.
Assessoria/Caminho Político

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos