Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

sexta-feira, 20 de março de 2020

"Programa SOS AVC de Cuiabá é destaque para outros países em congresso internacional"

A celeridade nos diagnósticos realizada pelo programa tem reduzido os riscos de sequelas permanentes em 92%. Inédito em Mato Grosso, o Programa SOS AVC, que foi implantado pela gestão Emanuel Pinheiro no Hospital Municipal São Benedito há seis meses, recebeu destaque no congresso internacional GSA 2020 - Global Stroke Alliance, que aconteceu no Rio de Janeiro – RJ dos dias 11 a 14 de março. No ato, a troca de experiências exitosas do SOS AVC apresentadas por técnicos de Cuiabá aos nove países convidados para o evento, sendo eles Austrália, Áustria, Canadá, Chile, Espanha, Estados Unidos, Suécia e Equador chamou atenção quanto à celeridade dos diagnósticos de Acidente Vascular Cerebral - AVC e redução de sequelas graves em 92%.
“Fomos convidados pelos organizadores do Global Stroke Alliance 2020 para trocar experiências com técnicos de outros centros de tratamento do AVC e avançar ainda mais nos bons resultados. Mesmo sendo o programa mais jovem do congresso, a celeridade nos diagnósticos em Cuiabá, que tem reduzido os riscos de sequelas permanentes em 92%, foi considerado pelos congressistas dos demais países como exemplo a ser seguido”, pontuou Gleide Gomes, enfermeira especialista do SOS AVC.
Uma das razões que contribuem para o sucesso do programa cuiabano, segundo o diretor geral da Empresa Cuiabana de Saúde Pública (que administra o São Benedito), Alexandre Beloto está na busca pelo atendimento que tem acontecido dentro das 8h consideradas cruciais para o socorro.
“O empenho da equipe envolvida no SOS AVC, que tem ofertado constantes capacitações aos profissionais das Atenções Básica e Secundária, aliados à dedicação de toda a rede SUS Cuiabá já salvou mais de 300 vidas. Dentre elas, a de uma paciente de 65 anos que nesta semana foi atendida e encaminhada pela Policlínica do Verdão após 2h do início dos sintomas. A exemplo de 80% dos pacientes acolhidos, ela teve os riscos de morte e sequelas graves reduzidos em 92%”, frisou o diretor.
ACOLHIMENTO SOS AVC
Como o Hospital São Benedito não é portas abertas, o acolhimento do SOS AVC acontece de duas formas. A primeira é via SAMU, para os casos em que forem chamados e os paramédicos atestarem que pode se tratar de um AVC. Nesta situação, o paciente será imediatamente trazido por eles para o Hospital São Benedito. A outra porta de entrada é por meio de encaminhamento das unidades de urgência e emergência da Capital, sendo elas o Hospital Municipal de Cuiabá - HMC, UPAs e policlínicas.
SAIBA MAIS SOBRE O AVC
O Acidente Vascular Cerebral (AVC) acontece quando vasos que levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem, provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea. É uma doença que acomete mais os homens e é uma das principais causas de morte, incapacitação e internações em todo o mundo.
Quanto mais rápido for o diagnóstico e o tratamento do AVC, maiores serão as chances de recuperação completa. Desta forma, torna-se primordial ficar atento aos sinais e sintomas e procurar atendimento médico imediato.
Existem dois tipos de AVC, que ocorrem por motivos diferentes: AVC hemorrágico e AVC isquêmico.
QUAIS OS SINTOMAS
Existem alguns sinais que o corpo dá que ajudam a reconhecer um Acidente Vascular Cerebral. Os principais sinais de alerta para qualquer tipo de AVC são: fraqueza ou formigamento na face, no braço ou na perna, especialmente em um lado do corpo; confusão mental; alteração da fala ou compreensão; alteração na visão (em um ou ambos os olhos); alteração do equilíbrio, coordenação, tontura ou alteração no andar; dor de cabeça súbita, intensa, sem causa aparente.
Assessoria/Caminho Político

Nenhum comentário:

Postar um comentário