Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

segunda-feira, 9 de março de 2020

"SAÚDE PÚBLICA: Presidente Nacional de Frente Parlamentar dos ACS e ACE, Dr. Leonardo reúne coordenadores voluntários em MT"

A luta pela valorização profissional e conquista do piso salarial de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias foi reforçada, nesta sexta-feira (06.03), com reunião em Cuiabá. O encontro foi liderado pelo deputado federal Dr. Leonardo (Solidariedade-MT), que preside a Frente Parlamentar Nacional em Defesa dos ACS e ACEs. Profissionais representando todos os pólos de Mato Grosso participaram da mobilização. Estiveram presentes representantes de Cáceres, Pontes e Lacerda, Sorriso, Campo Verde, Chapada dos Guimarães, Diamantino, Primavera do Leste, Cuiabá, Barra do Bugres, Poconé, Várzea Grande e Cuiabá.
Na pauta de discussão está a Proposta de Emenda a Constituição 22/2011 que estabelece o piso salarial das categorias e sua regulamentação; a abertura dos cursos técnicos; o CBO, que é um reconhecimento da existência de ocupações no mercado de trabalho; o conselho de classe em nível nacional, o fortalecimento dos pólos regionais da Frente e sua expansão para níveis municipais.
“Esse foi o primeiro encontro dos coordenadores regionais voluntários da frente nacional que tenho a honra de presidir. Todos muito aguerridos, com muitas ideias e muita vontade de batalhar pela saúde pública e pelos direitos da categoria. E ainda contamos com apoio do Sindacs, através do advogado Cláudio Mamoré, e estamos juntos com a presidente Dinorá Magalhães”, afirmou Dr. Leonardo.
Presidente da Frente Estadual em defesa das categorias à época que exercia o mandato de deputado estadual, Dr. Leonardo reforçou que vem trabalhando em conjunto com a Assembleia Legislativa e os próprios profissionais na regulamentação do piso estadual.
Em uma “live” transmitida na página do Facebook do deputado federal, a presidente do Sindacs em Mato Grosso, Dinorá Magalhães, ressaltou que a discussão será um divisor de águas para a categoria, até porque a Emenda Constitucional nº 51/2006 tem pontos a serem cumpridos. Até hoje, por exemplo, existem divergências entre a Lei 13.595/18, que regulamenta a profissão, e a portaria do Plano Nacional de Atenção Básica 2.436/17.
O deputado Dr. Leonardo, que construiu sua carreira na medicina como médico da família, reforçou seu trabalho em Brasília em prol da valorização desses profissionais. Ele ainda afirmou contar com o apoio das duas principais federações da categoria, a Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (Conacs) e Federação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias (Fenasce), para dar força a esse trabalho.
“A luta mais recente é pelo reconhecimento técnico da profissão. Estou em contato direto com o Ministério da Economia e Ministério da Saúde cobrando esse sonho de ACS e ACEs. Trata-se da Classificação Brasileira de Ocupação. A luta continua e a união faz a força”, finalizou Dr. Leonardo.
Assessoria/Caminho Político
Fanpage - Facebook: Dr Leonardo
Instagram: @Drleonardomt

Nenhum comentário:

Postar um comentário