Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

terça-feira, 24 de março de 2020

"Secretário de Saúde participa de reunião de alinhamento com o Governo e secretarias da Baixada Cuiabana"

Durante o encontro, ficou decidido que cada Município será responsável em notificar seus casos suspeitos e confirmados. O secretário Municipal de Saúde, Luiz Antonio Pôssas de Carvalho, esteve reunido na manhã desta terça-feira (24) com o secretário Estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo e a equipe do Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (COE). Também participaram da reunião os secretários de Saúde dos municípios da Baixada Cuiabana e outras autoridades em saúde pública do estado. A reunião teve como objetivo alinhar as condutas dos municípios para que todos estejam em sintonia no que diz respeito ao combate ao coronavírus.
Uma das novidades é que, a partir desta quarta-feira (25), cada município ficará responsável em contabilizar o número de casos suspeitos e casos confirmados para o Estado, que publicará na nota informativa divulgada diariamente. Figueiredo pediu aos secretários que haja uma prudência nas notificações, observando atentamente as definições de casos, uma vez que o Ministério da Saúde constantemente faz mudanças nessas definições.
Outra novidade é a habilitação de novos laboratórios para realizarem o exame de coronavírus (Covid19) em Mato Grosso. Com o decreto que autoriza esta habilitação, publicado no Diário Oficial desta terça-feira (24), a previsão é que a capacidade laboratorial aumente ainda esta semana e a resposta das análises tenham maior celeridade, o que facilitará nas ações de combate à pandemia.
Pôssas revelou que o município começou a fazer o planejamento sobre o coronavírus desde o final de janeiro e que Pronto Socorro antigo está sendo preparado para receber exclusivamente pacientes graves com o Covid-19. “Estamos fazendo uma reforma rápida na unidade e deixaremos 40 leitos de UTI e mais 120 leitos clínicos prontos para os pacientes com coronavírus. Também estamos adquirindo 50 novos respiradores para atender a possível demanda que Cuiabá venha a ter. Além disso, deixaremos a UPA Verdão como unidade de saúde exclusiva para estes pacientes também, enquanto estivermos passando por esta pandemia. O HMC não receberá pacientes de coronavírus, pois ficará com as outras demandas de saúde”, explicou o secretário.
Para o secretário municipal, a reunião foi extremamente positiva pois foi a oportunidade que os municípios da Baixada Cuiabana tiveram para debater e alinhar as ações de enfrentamento ao vírus. “A partir da hora que o Governo do Estado toma conhecimento do que está sendo feito por Cuiabá e pelos outros municípios da Baixada, fica mais fácil priorizar as próximas etapas. Mato Grosso está preparado para enfrentar o coronavírus”.
Assessoria/Caminho Político

Nenhum comentário:

Postar um comentário