
Para ser entendido é preciso falar a linguagem que motiva e produz o engajamento do outro e por isso é primordial fazer uma grande adaptação de linguagem. O segredo é pensar, como e por que, aquilo que eu quero comunicar tem valor para quem vai ouvir.
No fundo o maior segredo da comunicação é ter empatia pelo outro. Empatia é pensar e respeitar o modelo mental do outro. Entendendo que cada pessoa é única, no entanto segundo os consultores americanos Robert Bolton e Dorothy Grover, autores do livro Social Style/Management Style, publicado em 1984, existem quatro perfis de comunicadores.
É importante que você primeiro se reconheça em qual perfil você passa mais tempo. Sim, pois, dependendo da situação como urgência ou tranquilidade (prazo para entregar um projeto ou está em férias) o seu perfil pode sofrer algum tipo de alteração. Importante, não existe perfil certo ou errado. O que existe é você conhecer os quatro perfis comunicativos básicos e com base neles descobrir que tipo de comunicação deverá usar para se comunicar e conquistar a outra pessoa. Enfim, vamos a eles.
Perfil integrador/amigável – é aquele simpático, que conversa com todo mundo e, geralmente, não tem receio de se comunicar com outras pessoas. Tem grande necessidade de aceitação o que faz com que maquiem e sintam dificuldade em dizer não. É mais emocional que racional.
Expansivo/expressivo – tem alta auto estima, valoriza a sinceridade. Consegue se adaptar e conversar com pessoas e situações diferentes. Algumas vezes, porém, passa dos limites e pode parecer arrogante e falar o que não deveria. Este perfil também é mais emocional.
Analítico – já e diferente dos dois primeiros, pois tem um perfil mais racional e são por isso, tidos como mais frios. Gosta e valoriza muitas informações, dados, fatos, números e etc. Por ter um perfil lógico exagerado muitas vezes passam por chatos e “O sabe tudo”.
Pragmático/controlador – Também são exageradamente racionais. Não se preocupam em agradar aos outros e não possuem dificuldade nenhuma em se posicionar. Apesar de passarem uma imagem muito forte de poder esse perfil muitas vezes acaba com uma imagem negativa de uma pessoa autoritária.
Antes que eu me esqueça, pode acontecer de você esteja em reunião com várias pessoas com perfis diferentes, foque nos influenciadores.
Neste momento, provavelmente você já se encaixou em alguns dos perfis citados mesmo que de forma superficial, então, prepare-se para conflitos. Lembre-se o conhecimento de largada já te dá a vantagem, mas, o importante mesmo é o ponto de chegada.
Fica a dica: Em comunicação, opostos não se atraem, então, adapte sua linguagem verbal e corporal ao o outro.
Boa comunicação e boas vendas!
Luiz Vicente Dorileo da Silva – “SHIPU”, palestrante, consultor formado em administração com MBA Executivo Internacional e especialista em Marketing. shipumt@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário