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quinta-feira, 2 de abril de 2020

"Como se comunicar melhor?

Quem é que já não foi mal interpretado ao comunicar alguma informação? Muitas vezes, por causa disso, teve desgaste nas suas relações interpessoais, acabou em com algum tipo de prejuízo de resultado ou retrabalho, enfim, gerou algum tipo de mal-entendido. Afinal, de quem foi a culpa? Existe alguns equívocos quando se trata da responsabilidade da comunicação. Para muitas pessoas, a comunicação interpessoal necessita de no mínimo duas pessoas, a melhor resposta seria que essa responsabilidade é compartilhada. Entretanto, se o emissor da mensagem, tem algum tipo de objetivo com aquela comunicação, a responsabilidade de alcançar ele é inteiramente dele. Ou seja, não é culpa do outro se ele não te entendeu, é culpa sua, se você não se fez entender. Na prática, nós somos responsáveis pelo resultado da nossa comunicação. Parece difícil de entender? Difícil mesmo, é descobrir como que cada pessoa tem que receber a informação, afinal cada um tem um perfil e precisa receber a informação de forma diferente. Ou seja, se comunicar com pessoas diferente de você e conseguir clareza e conexão com ela, não será um processo tão natural, nem só instintivo, se comunicar com pessoas diferente de você e ser entendido por ela, exige estratégia e reflexão.
Para ser entendido é preciso falar a linguagem que motiva e produz o engajamento do outro e por isso é primordial fazer uma grande adaptação de linguagem. O segredo é pensar, como e por que, aquilo que eu quero comunicar tem valor para quem vai ouvir.
No fundo o maior segredo da comunicação é ter empatia pelo outro. Empatia é pensar e respeitar o modelo mental do outro. Entendendo que cada pessoa é única, no entanto segundo os consultores americanos Robert Bolton e Dorothy Grover, autores do livro Social Style/Management Style, publicado em 1984, existem quatro perfis de comunicadores.
É importante que você primeiro se reconheça em qual perfil você passa mais tempo. Sim, pois, dependendo da situação como urgência ou tranquilidade (prazo para entregar um projeto ou está em férias) o seu perfil pode sofrer algum tipo de alteração. Importante, não existe perfil certo ou errado. O que existe é você conhecer os quatro perfis comunicativos básicos e com base neles descobrir que tipo de comunicação deverá usar para se comunicar e conquistar a outra pessoa. Enfim, vamos a eles.
Perfil integrador/amigável – é aquele simpático, que conversa com todo mundo e, geralmente, não tem receio de se comunicar com outras pessoas. Tem grande necessidade de aceitação o que faz com que maquiem e sintam dificuldade em dizer não. É mais emocional que racional.
Expansivo/expressivo – tem alta auto estima, valoriza a sinceridade. Consegue se adaptar e conversar com pessoas e situações diferentes. Algumas vezes, porém, passa dos limites e pode parecer arrogante e falar o que não deveria. Este perfil também é mais emocional.
Analítico – já e diferente dos dois primeiros, pois tem um perfil mais racional e são por isso, tidos como mais frios. Gosta e valoriza muitas informações, dados, fatos, números e etc. Por ter um perfil lógico exagerado muitas vezes passam por chatos e “O sabe tudo”.
Pragmático/controlador – Também são exageradamente racionais. Não se preocupam em agradar aos outros e não possuem dificuldade nenhuma em se posicionar. Apesar de passarem uma imagem muito forte de poder esse perfil muitas vezes acaba com uma imagem negativa de uma pessoa autoritária.
Antes que eu me esqueça, pode acontecer de você esteja em reunião com várias pessoas com perfis diferentes, foque nos influenciadores.
Neste momento, provavelmente você já se encaixou em alguns dos perfis citados mesmo que de forma superficial, então, prepare-se para conflitos. Lembre-se o conhecimento de largada já te dá a vantagem, mas, o importante mesmo é o ponto de chegada.
Fica a dica: Em comunicação, opostos não se atraem, então, adapte sua linguagem verbal e corporal ao o outro.
Boa comunicação e boas vendas!
Luiz Vicente Dorileo da Silva – “SHIPU”, palestrante, consultor formado em administração com MBA Executivo Internacional e especialista em Marketing. shipumt@hotmail.com

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