Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quarta-feira, 22 de abril de 2020

"Covídico: a nova era da humanidade"

A sociedade pré-covídica era uma sociedade aberta, iludida de progredir rumo a um futuro de sacrossantas liberdades individuais, ainda inconsciente do fato de que a chamada privacidade seria despedaçada em nome do controle sanitário. Eis o artigo.: Comecemos por uma das raras certezas que possuímos: estamos vivendo a dramática Fase 1, à qual se seguirá uma nebulosa Fase 2 e, dali em diante, seguem-se os números em progressão. Até aqui, todos de acordo.O certo é que, por matemática linearidade, tudo o que nos precede acaba retornando a uma Fase Zero (na qual o vírus estreava na China) e ainda antes a infinitas fases com sinal negativo.
Vejam que miserável final teve a nossa antiga normalidade, degradada a uma escala negativa, subitamente muito distante, quase pré-histórica, cristalizada em um “mundo que foi e não é mais”.
Gostaria de refletir precisamente sobre isso hoje: por uma vez, abandonemos a gula espasmódica de projeções futuras e tentemos nos voltar para trás, para aquilo que deixamos às nossas costas.
Dizem-nos que amanhã nada será como antes, e é evidente que isso não modificará apenas os nossos esquemas e ritos existenciais, mas também influenciará radicalmente a percepção de como éramos até dois meses atrás. Ainda não foi cunhado um adjetivo que defina esse mundo sepultado, razão pela qual eu o proponho, apaixonado desde sempre por neologismos... o pré-covídico. Já vejo o verbete nos dicionários de 2050:
PRECOVIDICO – adjetivo qualificativo, derivado de Pré + Covid, também chamado de “anteviral”, indica todo aquele sistema de valores e de costumes que caracterizava a humanidade até a devastadora disseminação da pandemia em 2020.
Tentemos, então, usar imediatamente essa cunhagem lexical, iluminando com nova luz a era que acaba de se pôr. Apenas para começar, como será definida daqui a 10 anos a sociedade pré-covídica?
Eu levanto uma hipótese: “Tratava-se de uma sociedade aberta, iludida de progredir rumo a um futuro de sacrossantas liberdades individuais, ainda inconsciente do fato de que a chamada privacidade, em vez disso, seria despedaçada em nome do controle sanitário. A sociedade pré-covídica se horrorizaria com a ideia de que cada um fosse rastreado nos movimentos, espionado nos contatos, vigiado pelos drones. Filha de um profundo senso de onipotência moral e tecnológica, a humanidade pré-covídica de 2020 foi repentinamente forçada a contrair e a circunscrever os termos de toda liberdade pessoal como vetor de um risco coletivo”.
Arrisquemos um passo a mais, com um olhar para a sala dos botões: “Sob o nome de política pré-covídica, inclui-se o conjunto das ideologias (e, com elas, das anti-ideologias, opostas a elas, mas conaturais a elas) que regularam a vida pública no Ocidente industrializado entre os séculos XX e XXI, e que viram no trauma do vírus a definitiva conclusão de siglas, modelos, líderes e linguagens ligados à herança do último pós-guerra”.
No front do mercado e das altas finanças: “Define-se como economia pré-covídica a forma de capitalismo inescrupuloso que – embora atingido pelas crises financeiras, antes das hipotecas subprime e depois das dívidas soberanas – continuava impondo aos mercados globais o diktat de uma hiperprodutividade a qualquer custo, absolutizando um décimo do PIB como um crisma divino. Drasticamente dilacerada pelos confinamentos mundiais, a economia pré-covídica saiu reconfigurada e, em vários aspectos, subvertida sobretudo no colapso dos velhos parâmetros (os ratings, os spreads), pelos quais era até aquele momento absolutizada”.
E para quem quiser uma análise mais focada no espectro interior: “A profunda incidência do vírus sobre a psicologia torna necessário identificar em uma chamada emotividade pré-covídica o estado de predominante agorafobia que atingia milhares de pessoas antes de fevereiro de 2020. As pessoas se inquietavam com as intermináveis possibilidades de se mover e interagir em um mundo em que se deslocar era algo evidente, e a ansiedade se multiplicava na abundância dispersiva de contatos afetivos e laborais. Tudo mudou com a brusca e inesperada virada que, em pouco tempo, inibiu deslocamentos, relacionamentos e a própria partilha dos postos de trabalho, convertendo o desconforto em claustrofobia e pânico da solidão forçada”.
Depois disso, já que estamos nisto, por que ignorar os sentimentos? “Uma relação pré-covídica – tanto de amizade quanto de amor – se fundamentava em premissas totalmente diferentes das posteriores ao vírus: estavam quase totalmente ausentes as precauções com o estranho, as cautelas em dirigir a palavra a quem ainda não representava uma incógnita biológica. Em geral, define-se como pré-covídica uma abordagem instintiva, livre e até imprudente, que imediatamente converte uma afinidade em contato físico, independentemente dos gigantescos danos da intimidade desregulada”.
Mas, no fundo, essa é uma característica que eu imagino que é substancial para toda conjugação do mundo pré-covídico, focado como era na ausência de diafragmas, no despudor da fisicidade. Pensem nas famosas imagens de Papeete, no verão de 2019: na época, nós nos assombrávamos que o titular do Viminale [palácio do primeiro-ministro italiano] dançava a poucos centímetros de uma dançarina, cercado por uma multidão de biquíni e bermuda, mas hoje a foto parece criminosa além dos títulos e dos cargos, pelo mero fato de retratar um congresso de carnes humanas. Por isso, meu temor é de que todas essas ocasiões de perigosa proximidade tornadas inéditas pelo nefasto hóspede em circulação acabem sob o rótulo de “pré-covídicas”.
Pré-covidica será a cultura de partilhar algo lado a lado, seja um espetáculo, um show, um rito religioso ou até um comício. E, talvez, em geral, em sentido metafórico, será pré-covídica a ilusão de poder fazer algo com simplicidade, sem se registrar com um aplicativo, sem se munir de formulários, sem entrar na fila, sem cobrir o rosto e as mãos com tecido e látex.
Indo rumo a um amanhã complicado, cheio de cautelas e de pesadas bolas nos pés, é provável que o pre-covídico será o ansiado tempo em que as coisas podiam ser feitas espontaneamente, irresponsavelmente, com aquela mistura de improvisação e descuido que, até anteontem, encarnava os mais autênticos relances da nossa vida. Ponto final e novo parágrafo.
A opinião é de Stefano Massini, escritor e dramaturgo italiano consultor do Pequeno Teatro de Milão, em artigo publicado por La Repubblica e Caminho Político. A tradução é de Moisés Sbardelotto. Edição: Régis Oliveira. Foto: Ilustração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos