Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

domingo, 26 de abril de 2020

"DIPLOMACIA: China tentou influenciar governo alemão em meio à pandemia"

Support To Hong Kong Protests In Berlin (picture-alliance/NurPhoto/E. Contini)Governo Merkel aponta que diplomatas chineses fizeram lobby para tentar obter declarações positivas de autoridades alemãs em relação às medidas de Pequim contra covid-19.O governo alemão confirmou neste domingo (26/04) que diplomatas chineses fizeram lobby para que autoridades do país europeu divulgassem comentários positivos sobre a forma com que a China tem lidado com a pandemia.
"O governo alemão está ciente dos contatos individuais feitos diplomatas chineses com o objetivo de obter declarações positivas sobre a gestão do coronavírus pela República Popular da China", declarou o Ministério do Interior, em uma carta enviada a uma deputada do Partido Verde, que questionou o governo da chanceler federal Angela Merkel sobre o tema. O governo afirmou ainda que "não atendeu aos pedidos” e disse que do ponto de "vista do governo federal alemão, a transparência tem um papel chave na luta contra a pandemia”. "Deixamos isso claro à República Popular da China", diz a resposta do governo.
A existência do lobby foi revelada inicialmente pelo jornal Welt am Sonntag. O jornal procurou a embaixada chinesa em Berlim para comentar o assunto, mas a representação diplomática rejeitou a alegação e classificou as informações do jornal como "irresponsáveis”. No entanto, a carta divulgada pelo governo alemão acabou por desmentir os chineses, aponta o jornal.
Por outro lado, o governo alemão também evitou antagonizar com os chineses. Na mesma carta, destacou os esforços de Pequim na luta contra o novo coronavírus e assinalou que, dentro de uma relação estratégica, há contatos permanentes entre Berlim e a China em tornos de diversos assuntos, entre eles a pandemia. O governo alemão também não deixou claro se considera que a China não tem sido transparente e evitou detalhar quando teriam ocorrido as tentativas de influência dos diplomatas chineses.
A destinatária da carta, a deputada Margarete Bause, que atua como porta-voz para direitos humanos do Partido Verde alemão, disse que ficou decepcionada com a reação do governo alemão. "A resposta do Ministério do Interior mostra o silêncio do governo federal em relação à China. O governo não está nem mesmo disposto a tomar uma posição clara contra as tentativas de influência de Pequim”, disse Bause ao Welt am Sonntag.
Relatório europeu teve tom amenizado
Na sexta-feira, a agência Reuters revelou que membros do governo chinês tentaram barrar a publicação de um relatório da União Europeia que destacava que Pequim vem promovendo desinformação sobre a pandemia.
Segundo a agência, diplomatas chineses souberam do conteúdo crítico previamente e afirmaram aos europeus que "se o relatório fosse mesmo como o descrito e caso fosse publicado naquela data, seria muito ruim para a cooperação". De acordo com agência, o documento deveria ter sido publicado na última terça-feira, mas o material foi só liberado na sexta.
Ainda de acordo com agência, os europeus acabaram cedendo em parte à pressão. O relatório que acabou sendo publicado difere do material original ao qual a Reuters e o jornal americano The New York Times afirmam terem tido acesso no início da semana. Parte do tom crítico aos chineses foi suprimido.
Logo no início, segundo a Reuters, o documento original apontava que a "China continuou a organizar uma campanha global de desinformação para evitar de ser responsabilizada pela disseminação do vírus e para melhorar a sua imagem internacional”.
No entanto, o resumo da versão final atribui a campanha de desinformação a "fontes” apoiadas por "diversos governos, incluindo a Rússia e, em menor grau, a China".
De acordo com o NYT, o documento original apontava, por exemplo, que Pequim realizou esforços para reduzir menções à origem do vírus, em parte culpando os Estados Unidos por espalhar a doença internacionalmente.
O documento também apontava que Pequim criticou a França como lenta em responder à pandemia e que os chineses espalharam falsas acusações de que os políticos franceses usavam insultos racistas contra o chefe da Organização Mundial da Saúde. No entanto, vários desses trechos acabaram sendo suprimidos ou seu tom crítico foi atenuado, segundo o jornal.
JPS/rt/dpa/ots/cp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos