Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quinta-feira, 30 de abril de 2020

"Em auxílio aos Estados e municípios, Fagundes pede que região produtora não seja penalizada"

Senador de Mato Grosso lembrou que as prefeituras tomaram medidas mais duras pelo isolamento social e são os entes mais prejudicados. Durante debate sobre o socorro aos Estados e municípios, que tiveram as receitas de ICMS e ISS, prejudicadas em decorrência ao combate a Covid-19, o senador Wellington Fagundes (PL-MT) pediu ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP) que regiões produtoras como de Mato Grosso, com menor densidade populacional, não sejam prejudicadas. Ele defendeu a elaboração de um texto alternativo ao que foi aprovado pela Câmara dos Deputados que venha “a atender o Brasil como um todo”.
Em resposta, Alcolumbre anunciou que vai apresentar no relatório medida, já discutida com o Governo Federal, para a suspensão do pagamento do serviço da dívida externa, fato que beneficia diretamente Mato Grosso. No final do ano passado, o Estado tinha uma dívida consolidada de R$ 6,174 bilhões. Desse total, o volume de dívidas externas somava R$ 1,041 bilhão.
O texto principal trazia apenas a possibilidade de suspensão das dívidas com as instituições públicas brasileiras – tais como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. “Esses organismos internacionais terão o aval da União para o adiamento do pagamento da dívida” – informou o presidente do Senado.
Originalmente chamado de Plano Mansueto, o projeto de ajuda aos estados e municípios foi aprovado na Câmara com muitas mudanças, em razão da pandemia de covid-19. Além de discutir a nova versão com os parlamentares, que defendem os interesses dos seus estados, o projeto também tem de ser negociado com o Governo.
Vice-presidente da Frente Parlamentar de Defesa dos Municípios Brasileiros, Wellington Fagundes disse ainda ser importante buscar uma compensação das perdas de ICMS e ISS, garantir atenção principalmente aos municípios, de forma a atender ao cidadão. “Todos sabem que, nesta crise, quem tomou as medidas mais emergenciais foram os prefeitos, os vereadores, o Município que está onde a população está sofrendo” com os efeitos da pandemia.
Da Assessoria/Caminho Político

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos